terça-feira, 29 de julho de 2008

Robôs do DF vão concorrer a título nacional

 

 

Em agosto, começa a Olimpíada Brasileira de Robótica. Equipes de estudantes da cidade prometem inovações.

  

Muita criatividade e visão no futuro são os ingredientes da II Olimpíada Brasileira de Robótica 2008 (OBR2008). Criada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), o evento é realizado nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Estão representando Brasília as equipes dos colégios Galois, da 902 Sul; Santo Antônio, da 911 Sul e Mackenzie, no Lago Sul.

 

 

Nesta segunda edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, os alunos de Brasília estão confiantes. De acordo com um dos coordenadores da olimpíada, professor Manoel Brod Siqueira, do Colégio Galois, os alunos prometem um bom desempenho neste ano. “Na primeira edição trabalhamos com robôs de Lego, mas agora queremos inovar. Por isso trabalharemos num robô feito com peças de alumínio. A equipe do 3º ano do Ensino Médio construirá um robô de verdade”, garante. Sobre o aprendizado, os frutos são muito bons. “Aplicamos vários conceitos no processo de criação dos robôs.”

 

A Olimpíada Brasileira de Robótica apresenta três modalidades. A primeira refere-se aos conhecimentos teóricos dos alunos. Ela é realizada em uma única fase em todas as escolas participantes sob a responsabilidade de um professor da própria escola. As provas serão aplicadas em 8 de agosto.  A segunda modalidade é a duatlon composta de duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova teórica e a segunda de uma final prática.

 

 A última é a etapa prática, dividida em dois níveis. O primeiro é voltada aos alunos do atual Ensino Fundamental, de 9 anos, aprovado pelas diretrizes do MEC ou equivalente. O segundo é destinado aos alunos do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular que não tenham sido aceitos na faculdade.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário