terça-feira, 29 de julho de 2008

Chega ao Brasil o primeiro sistema Robótico Cirúrgico 3D

www.hospitalsiriolibanes.org.br

 

 

Pioneiro no Brasil na aquisição e operação do equipamento, Hospital deve realizar a primeira cirurgia ainda no primeiro semestre

 

Já está em funcionamento no Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês o robô cirúrgico da Vinci (The da Vinci Surgical System), o primeiro e mais moderno sistema robótico cirúrgico do mundo e o único com software de navegação em 3D.

 

Com um investimento de quase R$ 5 milhões, o Hospital sai na frente no processo de implantação deste sistema pioneiro que combina computador e tecnologia robótica para criar uma nova categoria de tratamento cirúrgico.

 

"A robótica é a fronteira mais avançada da tecnologia em cirurgia em procedimentos mais complexos. O Hospital Sírio-Libanês tem como meta oferecer o que há de melhor para o paciente", destaca Dr. Riad Younes, diretor clínico do HSL.

 

Além do pioneirismo na aquisição do Da Vinci, o HSL também será lançado no evento o 1º Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Cirurgia Robótica na América Latina em sistema da Vinci, no qual pretende-se treinar 450 profissionais brasileiros e de outros países, até o final de 2008. Por isso, o HSL adquiriu um segundo robô, que será utilizado exclusivamente com a finalidade de ensino.

 

"A aquisição de equipamentos de última geração como o robô Da Vinci nos ajuda a reter grandes talentos na área da saúde e da pesquisa. São esses especialistas que nos dão a possibilidade de cumprir a nossa missão de difundir as melhores práticas entre outros profissionais, inclusive os da rede pública de saúde", afirma Paulo Chapchap, superintendente de Desenvolvimento e Relações Institucionais do HSL.

 

O robô cirúrgico Da Vinci assemelha-se a um polvo, com 4 braços. Um deles possui uma câmera e os outros 3 ficam livres para portar instrumentos cirúrgicos, como pinças, tesouras e bisturi.

 

O ato cirúrgico é guiado pela introdução da câmera com capacidade de ampliar até dez vezes uma imagem, mantendo a nitidez e a profundidade sem abertura do abdômen ou do tórax do paciente.

 

O médico fica sentado em uma mesa de controle. Usa dedais delicados e, à medida que move as mãos e os dedos, o robô reproduz seus movimentos dentro do corpo do paciente, de forma idêntica ao movimento realizado no console.

 

O robô Da Vinci é ideal para cirurgias que envolvem grande detalhamento, além das realizadas em pequenos espaços e cavidades: Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Urologia, Coloproctologia

 

Em uma cirurgia robótica, os cortes são menores que um centímetro. Em uma laparoscopia convencional, o corte é pelo menos dez vezes maior que isso. Essa precisão operatória reduz sangramentos e dores na fase de recuperação, que é mais rápida, bem como a possibilidade de infecção hospitalar.

 

Uma equipe de nove especialistas do Hospital Sírio-Libanês esteve na Universidade de Stanford, Califórnia (EUA), preparando-se para manusear o robô, indicado principalmente para cirurgias que envolvem grande detalhamento, além das realizadas em pequenos espaços e cavidades.

 

Além do Dr. Younes (cirurgião torácico), também participaram do treinamento nos Estados Unidos os médicos Paulo Chapchap (transplante de fígado), Maurício Abrão (ginecologia e obstetrícia), Fabio Jatene (cardiologia), Sami Arap (urologia), Marcelo Averbach (cirurgia geral), Sergio Nahas (cirurgia colo-proctológica), Ricardo Abdala (cirurgia geral) e Miguel Srougi (urologia).

 

A primeira cirurgia utilizando a nova tecnologia deve ser realizada ainda no primeiro semestre de 2008.

 

Para mais informações, ligue para o telefone (11) 3155-0200.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário