segunda-feira, 28 de julho de 2008

Parceria com Angola

Blog do Professor Roberto Moraes

 

 

A diretora-geral do Cefet Campos (IFF), professora Cibele Daher Botelho Monteiro está em Angola, junto com os coordenadores do Programa Angola-Brasil na instituição, dando prosseguimento ao convênio de cooperação que está viabilizando apoio técnico e pedagógico para a implantação de cinco Centros Profissionais no país africano que vive, hoje, depois, da muitos anos de guerra pela independência e pelo controle político do país, um momento de reconstrução.

 

A delegação chegou à Luanda apenas ontem (25.07), por volta da 15 horas - horário angolano ou 11 horas do Brasil - depois de um atraso, de quase doze horas, no horário de decolagem do vôo pela TAAG, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Neste sábado, desde cedo, a delegação dirigida pela professora Cibele Daher e constuída ainda, pelos professores, Synthio de Almeida, coordenador executivo do projeto, Regina Coeli de Aquino, coordenadora de Ensino, mais Octávio Fernandes, gerente de área do projeto, tiveram um dia forte de trabalho com visita a um dos cinco Centros, o da capital em Luanda, que foi construído com projeto de professores do Cefet (IFF), que também especificaram os equipamentos e lay-outs dos laboratórios. Disse a professora Cibele por e-mail:

 

"Hoje fomos a Cuanco cidade da província de Luanda, onde está localizada a nossa escola aqui. É muito interessante você ver um projeto sendo elaborado fora do país, mas com as nossas características. É evidente que a vida aqui não é fácil. Hoje passamos por uma enorme área em que pudemos sentir de perto as carências do povo angolano. Passamos por uma grande feira chamada Roque Santeiro (o nome é influência da novela brasileira mesmo), em que você vê a necessidade de gerar renda que este povo tem. Também precisam de capacitação profissional e tecnológica. Há vários contrastes e posso dizer que o desafio é enorme, mas tenho certeza que trará magníficos resultados. Tivemos contatos com gestores do Ministério de Obras Públicas (Minop) aos quais estão vinculados estes Centros Profissionais quando reafirmamos o interesse público e de cooperação do Cefet Campos (IFF) para com a sociedade angolana".

 

PS.: Na foto da esquerda para a direita: Regina Coeli – Cefet (IFF), Octávio Fernandes – Cefet (IFF), de camisa listrada, Joaquim, um dos formadores que trabalharão no Centro de Luanda e virá, proximamente ao Cefet (IFF) para participar do curso de formação; de camisa azul, o engenheiro Angolano Salamanca, Cibele Daher – Cefet IFF); de capacete, o engenheiro civil, o brasileiro Gustavo da CNO (Construtora Norberto Odebrecht), assim como o engenheiro Claudionor e, por fim, Syntho de Almeida - Cefet (IFF).

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário