segunda-feira, 28 de julho de 2008

Robô salta para transpor obstáculos como escadas

www.geek.com.br

 

Cientistas sul-coreanos desenvolveram uma tecnologia que pode revolucionar o modo como os robôs se locomovem, principalmente no campo militar.

 

De acordo com o site da revista NewScientist, uma das principais falhas no design de robôs está em um dos obstáculos mais triviais: acessar lugares mais altos, como escadas, imperfeição que por vezes é transposta com caminhos alternativos ou com lentos mecanismos de escalada, o que nem sempre é uma alternativa viável.

 

Robôs que saltam não são novidade, mas também têm seus problemas, como motores pesados de impulsão, que podem levar a uma queda desajeitada e a danos a equipamentos mais sensíveis, como câmeras.

 

Uma equipe de cientistas da Universidade Nacional de Tecnologia de Seoul descobriu que a navegação dos robôs poderia ser aperfeiçoada por equipamentos tão simples quanto duas garrafas recicladas de água mineral, cheias de ar comprimido, e um cilindro de alumínio que utiliza a pressão para impulsionar o robô.

 

O cálculo de quanto ar e pressão serão necessários é feito com base na velocidade de giro das rodas de 25 centímetros de diâmetro do robô, e a distância para o obstáculo é considerada através do uso de câmeras e sensores de ultrassom. Para amenizar a queda, o robô usa um mecanismo de compensação, reduzindo eventuais danos e permitindo uma recuperação rápida do salto.

 

A incapacidade dos robôs em subir escadas é tão patente que mesmo os filmes e seriados de ficção científica fazem menção a isso. No seriado britânico Dr. Who, por exemplo, os Dalecks - criaturas que, além de robotizadas, são extraterrestres - são capazes de feitos impressionantes não têm capacidade para subir escadas.

 

A equipe agora trabalha em um robô do tamanho de uma latinha de refrigerante e compressores de armas de brinquedo, algo que gerou interesse em uma fabricante de brinquedos não revelada.

 

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário