domingo, 27 de julho de 2008

Especialização em Engenharia Sucroalcooleira

www.gazetadepiracicaba.com.br

 

 

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na Unicamp, Campinas.

 

A Unicamp, por meio da Faculdade de Engenharia Química e do Centro de Tecnologia, está com inscrições abertas até o dia 1º de agosto para o Curso de Especialização em Engenharia Sucroalcooleira, modalidade Extensão Universitária. O início das aulas será dia 8/8 e tem duração até 19/12/2009. As aulas são quinzenais ministradas às sextas-feiras, das 17h15h às 23 horas e aos sábados, das 7h15 às 19h30.

 

Para matricular-se neste curso, o interessado deverá ter, no mínimo, o ensino superior completo.

 

Esta especialização está dividida em quatro partes, com uma carga horária total de 494 horas/aula. Ao final de cada parte serão proferidas palestras com especialistas da área e visitas técnicas às instalações de diversas empresas produtoras.

 

O curso busca atender à demanda atual do setor sucroalcooleiro que vem crescendo significativamente. O conhecimento de profissionais graduados em Engenharia, Química, Biologia e Tecnólogos de áreas afins serão complementados em disciplinas que tratam sobre a produção de cana-de-açúcar, às técnicas operacionais e de controle de produção, insumos, os princípios e dimensionamentos dos equipamentos envolvidos

 

A primeira parte do curso que está denominada como Utilidades, compreende 118 horas/aula e as disciplinas ministradas serão: produção de cana-de-açúcar, metodologia analítica - avaliação de cana-de-açúcar, produção e utilização de vapor, máquinas térmicas, geração e distribuição de energia (co-geração).

 

A segunda parte denominada Açúcar, compreende 118 horas/aula e consiste das disciplinas: segurança no trabalho, equipamentos e processamento de cana-de-açúcar, dimensionamento de equipamentos para fabricação de açúcar e controle químico do processo de produção de açúcar.

 

A terceira parte denominada Álcool, 118 horas/aula, é composto das disciplinas: fermentação alcoólica, dimensionamento de equipamentos para fermentação alcoólica, controle microbiológico e químico da produção de álcool e dimensionamento de equipamentos para a produção de álcool.

 

A quarta e última parte do curso compreende 140 horas/aula é composto das disciplinas de controle e automação do processo, subprodutos e produtos alternativos (Alcoolquímica), utilização de águas, tratamento de efluentes e resíduos industriais, manutenção preventiva, preditiva e lubrificação, e gestão industrial, econômica, financeira e administrativa.

 

Além destas disciplinas, o curso vai oferecer palestras de especialistas em cada parte, visitas técnicas e ainda, cada participante deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso.

 

O Prof. Cláudio B. Sverzut, um dos responsáveis pela elaboração do curso, afirma que o curso auxiliará os técnicos e administradores que atuam na área sucroalcooleira a tomarem as melhores decisões de investimentos em novas tecnologias de produção. "Além da formação tecnológica, serão apresentados aos alunos os aspectos práticos, tanto das unidades de processamento, quanto das tecnologias de ponta dos mais importantes fabricantes de equipamentos", ressaltou Sverzut.

 

Para mais informações, acesse o site: www.ct.unicamp.br

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário