quarta-feira, 30 de julho de 2008

Dispositivos high-techs trazem bafômetros integrados

 

A Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcoólica pelos motoristas, promete popularizar os dispositivos high-techs que vêm com bafômetros integrados. O WNews mostra alguns desses gadgets que ajudam os condutores a descobrir se passaram da conta. São celulares, equipamento de GPS, relógio e até canetas. A maioria está à venda  no exterior, mas os alguns podem ser importados e comprados pela internet.

 

A Lei 11.705/2008, que altera o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor desde o último dia 19 de junho, os que forem flagrados dirigindo alcoolizados podem perder a habilitação por um ano, pagar multa de R$ 955 ou ainda parar na prisão.

 

A nova medida pune os que os que estiverem dirigindo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. Com a lei, alguns motoristas tendem a andar com bafômetros no bolso para saberem quando terão de voltar para casa de carona ou de táxi.

 

Uma série de gadgets se encarregam de dar o diagnóstico aos que não querem arriscar.  Mas atenção: os fabricantes alertam que os resultados fornecidos devem ser usados apenas para consulta e não tem amparo legal. Na dúvida, deve prevalecer o bom senso. Veja a seguir alguns desses produtos:

 

 

GPS NDrive G400: lançado pela empresa portuguesa NDrive, o dispositivo de localização vem com um bafômetro integrado. Basta o motorista assoprar a lateral do equipamento para que ele calcule o nível de álcool no corpo. Com tela de 3,5 polegadas, o GPS também aceita arquivos multimídia (vídeos, música e fotos) e emite um alerta de radares.

 

 

Alc-Mobile – Desenvolvido no Japão, este celular tem funções semelhantes aos dos equipamentos utilizados pelos bafomêtros utilizados pela policia. Porém, ao se deparar com um resultado acima do padrão envia um sinal de alarme para a uma companhia de táxis. Depois disso,  o motorista é fotografado e monitorado a todo o momento, com o auxílio de um sistema GPS integrado.

 

 

Alcowatch - Este relógio da chinesa A&A Products vem com dispositivo capaz de detectar níveis intoxicação de 0.02 - 1.5% de álcool concentrado no sangue. Além disso, é desenvolvido em aço inox, possui alarme e é a prova d´água.

 

 

The Breath Test Pen – Além de escrever, esta caneta funciona da seguinte maneira: você programa o limite mínimo permitido no gadget e o assopra. Caso o nível de álcool seja excedido, a caneta emite um alerta orientando o usuário a dar um tempinho antes de encarar o volante.

 

 

Alcohol Breath Tester Keyring- Este chaveiro nada mais é do que um bafômetro portátil a pilha. Possui três luzes que indicam as concentrações de álcool presentes no organismo: verde para níveis abaixo 0,02%; amarela para níveis superiores a 0,02% e vermelha para níveis superiores a 0,05% de álcool no organismo.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário