quarta-feira, 13 de julho de 2016

Tem e não cuida, perde...

*Pesquisa e matéria enviada por Luís Rodolfo Freitas

Outro dia desses me deparei com um ensinamento de Chesterton , renomado filósofo Inglês, com apurada sensibilidade, falando sobre a arquitetura e ligando a mesma ao topo das manifestações dos sentimentos do homem, em escala geral sua cultura com todo seu povo, e a história que vem cercando esse arrumado contexto.

Esse fato,  juntou-se a minha pesquisa de próprio interesse sobre o município de Bananal no interior paulista que durante o Brasil Império, contou com relevada posição em termos de estrutura física e financeira, e me fez cair na nossa velha conhecida cidade de Campos dos Goytacazes.

Campos tal como Bananal também teve relevada importância nos tempos do Brasil império, mas estamos perdendo e muito no presente naquilo que se refere a manutenção de muitos de nossos prédios históricos. Estamos na contra mão do município de Bananal e creio que seja uma grande perda, por puro amadorismo e posicionamento infantil e pueril de nossa sociedade civil organizada. Um povo sem memória é um povo arruinado.

Hotel Fazenda Boa Vista, em Bananal interior de SP. Construção de 1780

Solar dos Airises em Campos dos Goytacazes-RJ. Construção de 1822
A título de curiosidade, esses dois solares foram cenários para novelas da Globo, como por exemplo Sinhá Moça e Cabocla por parte do Hotel  fazenda Boa Vista, e de A escrava Isaura por parte do Solar dos Airises. Até quando Campos irá encolher?

Nenhum comentário:

Postar um comentário