quinta-feira, 7 de julho de 2016

Quanto a cidade de Campos já recebeu de Royalties ? !


A soma no período de 1999 à 2016, com valores já corrigidos monetariamente, chega a impressionantes R$ 19.164.045.822,62.

É um valor tão alto que fica até difícil a gente entender olhando a primeira vista: 19 bilhões, 164 milhões, 45 mil, 822 Reais e 62 centavos.

Isso coloca Campos como uma das cidades do planeta, isso mesmo !!!, no mundo inteiro como uma das que mais lucra com a produção de petróleo em seu território.

Quer saber mais sobre o assunto ? Acompanhe o excelente trabalho da Universidade Cândido Mendes no site Info Royalties. Lá, além de números, você acha artigos com análises técnicas sem quaisquer influências políticas e partidárias: www.inforoyalties.ucam-campos.br


Royalty é

O termo da língua inglesa derivado da palavra "royal" originária de uma convenção que trata daquilo que pertence ao Rei. Originou-se na Inglaterra, no século XV. Ele foi criado como uma forma de compensação (pagamento) ao Rei pela extração de recursos naturais existentes em suas terras, como madeira, água, recursos minerais ou outros recursos naturais, incluindo, muitas vezes, a caça e pesca, ou ainda, pelo uso de bens de propriedade do rei, como pontes ou moinhos.

O plural do termo é royalties.


Royalties do petróleo no Brasil

No Século XX, no caso brasileiro, os royalties do petróleo podem ser divididos nos royalties propriamente ditos e nas participações especiais, que representam uma forma de compensação diferenciada, proporcional à produção e à rentabilidade de cada campo de petróleo.


Quem paga os royalties

No Brasil, as empresas petrolíferas pagam 10% do valor de cada barril extraído pelo direito de explorar o produto ao Tesouro Nacional.


Quem recebe os royalties do petróleo

O valor arrecadado pelos royalties do petróleo é dividido ente o Governo Federal, Estados e Municípios produtores.


Quanto recebe

Hoje em dia, esses 10% dos royalties do petróleo são divididos e repassados pelo Tesouro Nacional da seguinte forma:

- Governo Federal: 47,5%

- Municípios produtores: 30%

- Estados produtores: 22,5%


*A tradução literal de royalty para a língua portuguesa é "regalia". O quê fizemos com quase 20 bilhões de Reais em regalias ???

5 comentários:

  1. O triste desta história é saber que alguns municípios poderiam e deveriam ser verdadeiras referências nacionais em educação, saúde e infra-estrutura por conta destas fortunas... Mas onde foi aplicada a grana? Vai saber...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado esses dados não serem amplamente divulgados, não há cobranças sobre onde os recursos são investidos,um povo em sua maioria submisso a grupos políticos corruptos que dilapidaram o patrimônio e os recursos públicos,infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Campos tem condição de ser uma das melhores cidades do país, todos devemos acompanhar e colaborar para que os recursos sejam bem empregados.

    ResponderExcluir
  4. O gráfico nos deve ser motivo de preocupação. Observemos que as receitas em 2012 iniciam trajetória descendente e que no ano de 2015 sofre queda acentuada, sendo ainda maior para 2016. Gerir serviços públicos neste cenário exige atores qualificados, experimentados e competentes. A queda de receita levará necessariamente a reestruturação dos serviços que hoje, literalmente, não cabem no orçamento.

    ResponderExcluir
  5. Fica claro, com todo esse volume de dinheiro, Campos não teve nenhum prefeito que fizesse um projeto visando o desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos, não tivemos nenhum Gestor. Tivemos sim um bando de políticos aproveitadores, mentirosos que nunca administraram bem os seus próprios negócios....mas esse é o preço que se paga dessa tão falada "democracia"!!!
    Att.

    ResponderExcluir