sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Participação multinacional no projeto do Curiosity está esquecida

Diário da Rússia

A missão da Curiosity tem o trabalho de especialistas de diferentes setores e nacionalidades. O assunto mereceu destaque, recentemente, no jornal Folha de São Paulo. A publicação mostrou que alguns cientistas estrangeiros estavam incomodados com a americanização do projeto do jipe-robô em Marte. Estes profissionais não estão recebendo o merecido crédito pelas façanhas do equipamento em Marte.

O jornal destaca que a colaboração dos cientistas estrangeiros é de suma importância. O próprio valor investido no projeto que foi divulgado está americanizado. Apenas os US$ 2,5 bilhões gastos pela NASA no Curiosity são lembrados. A quantia dispensada por diferentes países nos muitos equipamentos levados pelo jipe-robô não tem sido contabilizada.

O Curiosity leva muitos equipamentos não norte-americanos, como o DAN, desenvolvido pela Rússia...

Entre os exemplos da participação estrangeira no projeto, estão os brasileiros que trabalham na missão do Curiosity e a colaboração da Rússia, traduzida no instrumento Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN). Este equipamento permite a localização de indícios de água a uma profundidade de 50cm do solo de Marte.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário