quarta-feira, 4 de julho de 2012

Avião não tripulado é capturado com técnica hacker


Pesquisadores da Universidade do Texas fizeram um verdadeiro evento midiático para demonstrar que é possível "hackear" um VANT um veículo aéreo não tripulado.

Os aviões não tripulados estão aos poucos encontrando seus próprios nichos de aplicação, de início na vigilância, no monitoramento ambiental e na agricultura.

Mas há planos de colocar aviões não tripulados no ar em grande escala, sobretudo para o transporte de cargas. Os EUA planejam uma legislação específica para isso a partir de 2015.

Mas talvez seja melhor não deixar que os VANTs decolem em larga escala tão cedo, alertam Milton Clary e seus colegas.

Os pesquisadores reuniram estudantes, a imprensa e convidaram autoridades da aviação civil e militar norte-americana para uma demonstração ao vivo de como se faz para enganar o chamado "drone" e levá-lo para onde o hacker quiser.

Os pesquisadores usaram uma técnica conhecida como spoofing, que consiste em que enviar sinais falsos de GPS para o avião não-tripulado - sem um piloto, tudo o que o VANT tem para se guiar são os sinais de GPS.

Assim, enquanto o avião acredita estar corrigindo sua rota para manter-se no curso, ele na verdade está sendo redirecionado para outro local.

Isso já aconteceu na prática no ano passado, quando um avião militar não tripulado dos EUA foi capturado no Irã.

Como a técnica engana os receptores de GPS do avião, tanto em termos de localização quanto de tempo, os especialistas acreditam que o roubo dessas aeronaves é o menor dos problemas: elas poderão ser guiadas para onde o hacker quiser - para chocar-se contra prédios, por exemplo.

Durante a apresentação, os pesquisadores - na verdade um grupo de estudantes orientados por Clary - tomaram o controle de um helicóptero autônomo de uma distância de 1 km.

Eles já anunciaram o próximo evento, quando tentarão capturar um VANT de maior porte a 10 km de distância.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário