domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quais são os maiores erros cometidos durante uma entrevista de trabalho?

Empregos

Falar mal dos empregos anteriores, usar roupas inapropriadas, atender telefone ou mostrar desinteresse podem ser fatores determinantes

Uma pesquisa realizada com mais de 3 mil gerentes e profissionais de recursos humanos, publicada pela revista Forbes, teve como objetivo entender quais são os maiores erros que os candidatos cometem durante uma entrevista de emprego.

O clima de testes e entrevistas pode causar estresse e até justificar algumas gafes. Porém, segundo o estudo, o nervosismo pela falta de preparação é culpa do próprio candidato, que precisa fazer a "lição de casa" antes de se oferecer para alguma vaga.

A vice-presidente do site de empregos CareerBuilder, Rosemary Haefner, diz que é comum candidatos ficarem ansiosos e não conseguirem expor o melhor de si. Por outro lado, existem pessoas que são confiantes e articuladas, mas não pesquisam nada sobre a organização e perdem pontos. Outro grande erro, de acordo com a executiva, é referir a si mesmo usando a terceira pessoa ou usar roupas inapropriadas. Estes detalhes podem se tornar fatores determinantes na hora da escolha. 

Além disso, segundo a executiva, atender uma chamada ou responder a uma mensagem de texto durante a entrevista é um dos maiores motivos de eliminação do candidato no processo seletivo. Rosemary ainda afirmou que a falta de interesse da pessoa também é um dos fatores que mais influenciam na escolha do candidato.

Falar sobre coisas negativas de seu trabalho atual ou empregos anteriores também são considerados erros imperdoáveis. Fora isso, a arrogância e até o chiclete durante o bate-papo podem acabar com as chances do candidato. "Falar mal de antigos ou atuais chefes e colegas de trabalho é péssimo. O candidato é visto como pouco profissional ou, ainda, poderá dar a impressão de que não consegue construir relações positivas com seus colegas. Se você teve uma experiência negativa em algum emprego, fale apenas sobre o que você aprendeu com os desafios", diz Rosemary.

A executiva comenta que é importante praticar o discurso para permanecer calmo e focado. Além disso, é extremamente necessário chegar pontualmente na entrevista. Ela ainda sugere: faça exercícios antes da entrevista, coma direito, saia bem antes do horário marcado e, quando estiver lá, deixe que sua personalidade, profissionalismo e habilidades falem mais alto.

"Lembre-se que o empregador não está contratando apenas uma lista de habilidades e realizações, ele está contratando a pessoa por inteiro: sua personalidade, currículo, pensamento crítico e habilidade criativa. A impressão que você passa durante a entrevista será, na maioria das vezes, um fator determinante na hora da escolha", concluiu.

 

Quando você participa de um processo de seleção para uma vaga deixa subentendido para o mercado que está interessado em deixar o atual emprego, se não estiver desempregado

 

Ao falar sobre questões delicadas, como salário, você deve se preocupar em esclarecer detalhes, como se as informações são sobre a remuneração total, incluindo benefícios e bônus, ou apenas o salário. O mesmo para a pretensão salarial.

 

Entender o negócio da empresa representa um diferencial no momento das entrevistas

 

Perguntar no momento da entrevista pessoal e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo demonstra interesse pela vaga e permite melhor entendimento sobre as atribuições e responsabilidades do cargo.

 

Oferecer três ou mais contatos de pessoas com quem você tenha se relacionado profissionalmente ajuda o contratante a saber mais detalhes sobre o perfil profissional

 

O feedback (dizer o que está sentindo) é importante, pois o recrutador conseguirá entender sua motivação do profissional com o processo e passar algumas dicas para as próximas etapas

 

A consultoria elaborou uma lista de preocupações que você deve ter no momento da entrevista pessoal para deixar uma boa impressão: seja pontual; cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme; mantenha contato visual com o entrevistador; não exagere no perfume; informe-se sobre o traje usual da empresa e tente adaptar-se a ele; não fale mal de seu atual ou antigo empregador; não revele informações confidenciais sobre as empresas em que trabalhou; seja sincero quanto aos motivos de saída do antigo emprego; e demonstre entusiasmo.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário