segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Primeira mulher que assume Petrobras quer ampliar atuação em etanol

Graça Foster é a primeira mulher a assumir a presidência da Petrobras

A engenheira química Maria das Graças Silva Foster, conhecida com Graça Foster, tomou posse nesta segunda-feira (13) como presidente da Petrobras no Rio de Janeiro. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo. Entre suas metas, disse que está o aumento da participação da estatal no mercado de etanol.

Graça Foster substitui José Sérgio Gabrielli, que deve assumir um cargo no governo da Bahia e preparar o terreno para tentar suceder Jacques Wagner, do PT (Partido dos Trabalhadores), nas eleições de 2014.

Participaram da cerimônia a presidente Dilma Rousseff e os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Guido Mantega (Fazenda), que também é presidente do conselho de administração da Petrobras. Estiveram na posse, ainda, o deputado Marco Maia (presidente da Câmara dos Deputados) e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, além de outros governadores de Estado.

No discurso de despedida, Gabrielli agradeceu à presidente Dilma Rousseff pela confiança enquanto exerceu o cargo e ao governador Jacques Wagner (PT), por convidá-lo a ocupar um cargo no governo da Bahia.

"Saio triste porque deixo uma fantástica empresa. Mas saio também alegre porque sei que a empresa será presidida por uma pessoa de extrema capacidade. É uma craque", disse.

Durante sua fala, Gabrielli destacou os resultados positivos alcançados enquanto esteve à frente da empresa, como a abertura de capital e o alcance do grau de investimento. Por fim, disse que era chegada "a hora da Bahia". "Saio com a sensação de dever cumprido", afirmou.

"Assumir a presidência da Petrobras - uma funcionária de carreira, uma mulher, a primeira mulher do mundo a comandar uma empresa de petróleo desse porte - é um grande desafio", disse Graça Foster em seu discurso de posse, afirmando se sentir "preparada" para o cargo. "É uma grande responsabilidade."

A nova presidente da Petrobras afirmou, ainda, que dará continuidade ao plano de negócios da estatal estabelecido para o período de 2012 a 2015. "Minha gestão será de contibuidade", disse.

Graça Foster afirmou que sua gestão será marcada pelo diálogo e destacou algumas das metas: o avanço das fronteiras do pré-sal, a construção de novas refinarias e aumento da participação da estatal no mercado de etanol. "No plano internacional, minha gestão conutinuará fortabelecendo parcerias com a América Latina e a África."

Graça Foster foi eleita pelo Conselho de Administração da Petrobras e trabalha há 31 anos na estatal. Ocupava, até agora, a  diretoria de Gás e Energia, sendo também presidente da Gaspetro (empresa de gás da estatal) desde 2007.

Gabrielli também está se desligando do Conselho de Administração da companhia, vaga que será ocupada por ela.

Graça Foster é formada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em engenharia química, pós-graduação em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas(FGV/RJ).

Ela também já foi presidente da Petroquisa, da BR Distribuidora e exerceu a função de secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, entre janeiro de 2003 a setembro de 2005.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário