sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Educação e Avanço Tecnológico

O Instituto Nacional e Telecomunicações (Inatel), pioneiro na formação de engenheiros elétricos com ênfase em telecomunicações e eletrônica tornou-se centro de excelência na formação de profissionais de engenharia altamente capacitados e teve papel decisivo na transformação de Santa Rita do Sapucaí.

Inatel

fai

ete

Outras duas instituições, a Faculdade de Administração e Informática (FAI), que mantém os cursos de Administração de Empresas, Sistema de Informação e Pedagogia, e a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), especializada na formação de técnicos em eletrônica, completam a estrutura e educacional do município, atraindo estudantes do Brasil e exterior.

Sinhá Moreira

Em 1958, quando fundou a Escola Técnica de Eletrônica " Francisco Moreira da Costa" , Sinhá Moreira, benfeitora da cidade, não podia imaginar que em pouco tempo Santa Rita do Sapucaí, que até então vivia numa economia predominantemente agropecuária, iria se transformar num importante pólo de tecnologia. Em meio às montanhas do sul de Minas Gerais, numa paisagem invejável, empresas, estudantes e comunidade dividem entre si a responsabilidade de cultivar, através da competência, o apelido de Vale da Eletrônica.

Com uma localização geográfica privilegiada - em uma das regiões que mais se desenvolve no país, Santa Rita do Sapucaí está localizada entre os 3 maiores centros econômicos e comerciais do Brasil ( São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ).

Hoje a cidade é sede do Projeto de Consolidação do Pólo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, um projeto de cooperação técnica internacional realizado em parceria com as Agências de Cooperação Técnica dos Governos da Alemanha e do Brasil, respectivamente a GTZ e a ABC, esta vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Além do Inatel, o projeto beneficia outras escolas da cidade como a Faculdade de Administração e Informática - FAI, a Escola Técnica de Eletrônica - ETE, o Colégio Tecnológico " Dr. Delfim Moreira" , as indústrias locais e a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário