sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estudo afirma: celulares não causam câncer

Celular Estudo do Câncer

Pesquisa aponta que o risco de ter a doença é o mesmo para quem usa ou não o celular...

Um novo estudo realizado na Dinamarca não encontrou provas para vincular o uso do celular ao câncer. De acordo com o site Mashable, ao longo dos últimos dois anos, alguns relatórios têm sugerido que os telefones celulares podem causar a doença, enquanto outras pesquisas alegam o contrário: http://mashable.com/2011/10/21/cellphones-cancer-study/

Pesquisadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública de Copenhagen dividiram adultos dinamarqueses com 30 anos de idade ou mais em dois grupos: o primeiro reunia os nascidos depois de 1925 e, o segundo, os nascidos antes de 1995. Em seguida, formaram-se dois subgrupos, entre os que têm assinatura de telefonia móvel e o que não tem. Após a realização de vários testes, o estudo descobriu que os casos de câncer em ambos os grupos eram quase iguais.

Além disso, a pesquisa não encontrou um maior número de ocorrência de glioma nos lobos temporais do cérebo - parte mais exposta à radiação do celular - entre os assinantes de telefonia móvel. "Não encontramos nenhuma indicação de aumento do risco de tumores no sistema nervoso central", concluem os autores. Porém, como o estudo não é isento, eles não descartam o risco da doença ser maior para aqueles que utilizam constantemente o celular. 

Embora cada estudo tenha suas falhas e limitações, esse parece ser o relatório mais abrangente já realizado.

Para visualizar o estudo completo (em inglês), clique aqui: http://www.bmj.com/content/343/bmj.d6387.full

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário