sábado, 18 de junho de 2011

Três oportunidades de emprego que devem ser criadas por novas tecnologias

Especialista em recrutamento aponta quais as áreas que tendem a surgir por conta de transformações tecnológicas.

Bola de Cristal

O mundo vive hoje uma velocidade de inovação tecnológica sem precedentes. Não à toa, muitas pessoas estão preocupadas se seu trabalho e o ambiente em que atuam será impactado por esse cenário, em médio e longo prazos. Basta lembrar do que aconteceu com a indústria das máquinas de escrever ou com o setor de pagers para perceber que essa preocupação tem fundamentos.

E se a tecnologia fez desaparecer muitos empregos, ela gerou uma série de novas oportunidades. Uma recente pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, mostra que para cada posto de trabalho que sumiu por conta do surgimento da internet foram criadas outras 2,6 vagas.

Com base nessa percepção de que a tecnologia gera uma série de oportunidades futuras, a escritora e especialista em carreira Leslie Stevens-Huffman fez uma lista – publicada no site norte-americano de busca de empregos Dice.com – de três novos setoresque devem surgir nos próximos anos e que tendem a representar excelentes possibilidades de emprego futuro.

Combinar a tecnologia da informação com a iluminação era um sonho distante há alguns anos. Agora, no entanto, uma série de startups (empresas iniciantes de tecnologia) tem trabalhado para criar lâmpadas mais eficientes e sistemas de controle da luz que possam ser ajustados automaticamente para obter o máximo de eficiência.

O jornal norte-americano San Jose Mercury News divulgou uma reportagem afirmando que os investidores projetam que esse setor vai movimentar US$ 100 bilhões. O próprio Google firmou uma parceria com um grupo de cientistas da Flórida, com o intuito de criar as primeiras lâmpadas LED controladas pelo Android (sistema operacional para smartphones).

Da mesma forma que os robôs passaram a fazer parte das linhas de produção e distribuição de produtos, os especialistas projetam que eles tendem a invadir a casa das pessoas. O que vai exigir que profissionais altamente capacitados possam construí-los, programá-los e repará-los.

Com a tendência de digitalização dos registros de pacientes médicos, existe a perspectiva de que, em breve, o mercado vai demandar o trabalho de especialistas em biorrobótica. O papel dessas pessoas será o de colaborar com toda a cadeia. Ou seja, cuidarão dos equipamentos e do fluxo de informações entre médicos, pacientes, enfermeiros, farmácias, laboratórios e empresas de saúde.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário