quinta-feira, 5 de maio de 2011

Programa da PETROBRAS nos campi do Instituto

Profissões de Futuro busca valorização das carreiras técnicas da indústria de óleo, gás e energia. As palestras serão realizadas nos campi do IF Fluminense. Veja as datas.

O Programa Profissões de Futuro, criado em 2010, pelo RH/ da Universidade da Petrobras, busca divulgar as carreiras técnicas da indústria de óleo, gás e energia nas instituições de ensino do país, despertando o interesse dos estudantes de nível médio e técnico e do último ano do ensino fundamental para as crescentes oportunidades profissionais desse segmento.

A Petrobras prevê investimentos na ordem de R$224 bilhões no período 2010-2014. Com isso, a empresa vai movimentar toda cadeia produtiva do setor de óleo, gás e energia, da construção civil aos estaleiros. O objetivo é garantir que não falte mão-de-obra para cumprir com esse planejamento e assegurar que a economia brasileira continue crescendo nos próximos anos.

Tendo como parceiros o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Tecnológica – SETEC, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, Escolas de Ensino Médio e Fundamental, Escolas Técnicas Federais, Sistema S (Senai, Senac, Sesi) – e entidades ligadas à cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, o programa vai atuar prioritariamente nos 10 estados do país que concentram hoje o maior número de empreendimentos na área de atuação da Petrobras: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

O programa Profissões de Futuro já atingiu 1725 alunos em três estados: Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. A palestra, cujo formato foi definido após um estudo que envolveu desde a visita a escolas e entrevistas com professores e diretores, até a consulta a pesquisas, artigos e matérias jornalísticas sobre o público jovem, serviu para esclarecer dúvidas dos jovens sobre a fase de transição do ensino fundamental para o médio ou na hora de escolher uma carreira. O sucesso da palestra pode ser comprovado pelo resultado da pesquisa de reação, aplicada ao final de cada evento. De 0 a 10, a nota média geral atribuída ao evento foi de 9,7.

A idéia é estabelecer uma “conexão” com o público e, para tanto, o evento conta um amplo material de apoio, concebido para conquistar a empatia dos jovens, com grafismos que lembram os desenhos despretensiosos que os alunos costumam rabiscar nas páginas do caderno. A animação exibida no meio da apresentação traz um personagem que, aos 14 anos, vivia muitos dos dilemas experimentados aqui e agora pelos jovens espectadores. A identificação é imediata.

O programa aposta no trabalho de Multiplicadores, que vêm sendo capacitados desde o segundo semestre de 2010, para dar conta de levar a palestra do Profissões de Futuro a 10 estados. Este ano, o programa pretende atingir no mínimo 40.000 estudantes em 294 instituições.

O site do Profissões de Futuro está em fase de desenvolvimento e vai agregar informações detalhadas sobre as diversas carreiras técnicas da indústria de petróleo, gás, e energia, além de dados sobre instituições de ensino técnico que oferecem opções de cursos na área. A idéia é que o endereço possa funcionar como um elo entre estudantes, instituições de ensino e empresas.      

As palestras serão realizadas em todos os campi do IF Fluminense. Confira o calendário abaixo:


•    10h - campus Campos-Guarus 

•    14h - campus Campos-Centro 

 

•    8h - campus Bom Jesus 

•    13h30 - campus Itaperuna 


•    9h - campus Cabo Frio 

•    15h30 - campus Macaé

•    19h30 - campus Quissamã

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário