domingo, 2 de janeiro de 2011

Rio terá o primeiro parque de energia eólica do Sudeste


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na sexta-feira (08/10/2010) o início da operação do parque eólico Gargaú, instalado no município de São Francisco de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento conta com 17 aerogeradores com capacidade individual de 1,65 MW. Ao todo, o empreendimento terá capacidade instalada de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.

A Gargaú Energética SA, responsável pela construção e operação do parque, tem a obrigação de enviar à superintendência de fiscalização da Aneel o relatório dos testes e ensaios, retificando ou ratificando a potência das unidades geradoras. O prazo para envio das informações é de até 60 dias após a conclusão dos testes.

A solicitação do início da operação comercial da usina só poderá ser feita após a conclusão dos ensaios e poderá estar condicionada à apresentação de documentos à Aneel.

 

- O parque possui uma área de 500 hectares no distrito de Gargaú, distante cerca de 50 quilômetros do município vizinho de Campos do Goytacazes.

- Cada um dos 17 aerogeradores terá 120 metros: 80 metros de altura da torre mais 40 metros da pá da hélice.

- O parque Gargaú é um empreendimento da empresa brasileira Ecopart Ltda, que investirá cerca de R$ 130 milhões.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário