segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dicas práticas para a entrevista de emprego

 

Quando for a uma entrevista, é preferível chegar cedo do que atrasado. Use roupas formais e discretas. O recrutador deve prestar atenção no que você diz e não no que veste. Tenha uma atitude calma e alegre, demonstrando otimismo, energia, mas tente ao máximo não transparecer nervosismo e ansiedade.

 

Antes da entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa na qual você vai e procure enumerar os aspectos em que você poderia ajudá-la a crescer ou melhorar. E, além disso, se prepare para algumas perguntas que costumam aparecer nos processos seletivos:

 

O entrevistador não quer saber o que você vai ganhar ou melhorar pessoalmente ao aceitar esta oportunidade, nem se vai ser bom para você porque o salário é melhor ou irá trabalhar mais perto de casa. O que ele espera ouvir é de que maneira você pode agregar para a empresa.

 

Pensando nisso, use seus pontos fortes para mostrar como você poderia melhorar a equipe e como a sua presença poderia ser um diferencial para a organização. Lembre-se, o recrutador fará a mesma pergunta para diversos candidatos, o que você pode dizer, então, para que ele lembre da sua resposta e a considere melhor que as dos demais?

 

Não caia na tentação de dizer que não gosta do seu chefe ou da empresa. O recrutador não tem como avaliar se o seu chefe era ruim ou não, mas ele pode e fará a avaliação de que você gosta de reclamar. Ser crítico é bom em algumas situações e até em algumas funções, mas o que o recrutador poderá pensar é que você logo ficará cansado do emprego novo e deixará sua empresa falando mal dela também.

 

Aqui o recrutador quer saber o que você acredita que tem como diferencial, no que você pode fazer a diferença para a empresa. Explore suas experiências positivas e os resultados alcançados anteriormente. No que você já fez a diferença? Coloque isso para o entrevistador.

 

Por favor, evite dizer: “É a minha modéstia”. Todos temos defeitos e o recrutador sabe disso. O que ele vai analisar na sua resposta é seu senso crítico. Coloque alguns “pontos a melhorar” que você considera relevantes e mostre ao recrutador que você consegue analisar suas deficiências e luta constantemente para melhor. No entanto, cuidado, evite pontos polêmicos ou dramáticos. Frases como "sou bom, mas não pise no meu calo" não são indicadas.

 

Mostre que você continuaria fazendo alguma atividade relacionado à sua área de interesse e ao desenvolvimento pessoal. Esta é uma ótima oportunidade para o recrutador descartar aqueles que dizem que vão preferir vender água de coco na praia na primeira oportunidade que tiverem.

 

Esteja preparado para responder sua pretensão salarial e se tem disponibilidade para mudanças. É melhor ser sincero e sair do processo seletivo do que mentir e depois o recrutador descobrir que você desperdiçou o tempo dele. Quem sabe não existe ou abrirá outra vaga que se enquadre em suas disponibilidades. É melhor não “queimar o filme” com o recrutador.

 

Alguns pecados a serem evitados:

  • Atender ou deixar o celular tocar alto
  • Usar gírias, palavrões e cometer erros gramaticais
  • Entrar em assuntos como futebol, política e religião
  • Ser monossilábico, respondendo com sim/não. Mas também não seja prolixo, o ideal é ser objetivo
  • Mentir - nunca!

 

Evite apenas repetir o que já está escrito em seu currículo, o recrutador já leu, ele está esperando ser convencido que você tem algo a mais para o cargo. Em cada resposta tente demonstrar porque você seria o melhor candidato a exercer aquele trabalho, que suas habilidades e conhecimentos serão um diferencial para a empresa.

 

E, por fim, lembre-se da célebre frase: “Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão!”

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário