sábado, 4 de dezembro de 2010

Carros de luxo já têm mais eletrônica que a nave que levou homem à Lua

 

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

 

Em 1969, quando o astronauta norte-americano Neil Armstrong pôs o pé na Lua, os carros sequer tinham freios ABS (antitravamento).

Hoje, quatro décadas depois, são equipados com radares e computadores mais sofisticados do que os da Apollo 11, nave que levou o homem ao espaço.

João Brito/Folhapress
Painel do novo Audi A8, que traz sistema de visão noturna que identifica pedestres na via
Painel do novo Audi A8, que traz sistema de visão noturna que identifica pedestres na via












 

"Não dá para comparar um veículo capaz de entrar em órbita a 40.000 km/h com um carro. Mas, do aspecto eletrônico, os carros já são mais avançados", diz o pesquisador José Bezerra Pessoa Filho, do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço).

De lá para cá, grande parte do progresso da indústria automobilística se deve ao pioneirismo da engenharia aeroespacial.

O novo Audi A8, por exemplo, incorpora ainda tecnologias bélicas, como o sistema de visão noturna, que alerta sobre a aproximação repentina de pedestres na via.

Durante o teste do equipamento numa rua escura da região do Morumbi (zona sul), o Night Vision mostrou outra serventia: detectou a movimentação de um sujeito suspeito atrás de uma moita.

A fuga da equipe de reportagem só não foi mais rápida porque o manuseio da alavanca do câmbio tipo joystick do A8 é complexa. Mais até do que o do computador de bordo, que permite ajustar desde o nível de firmeza do volante até a sensibilidade do pedal do acelerador.

 

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário