terça-feira, 2 de novembro de 2010

Blog do Beethoven

e Newsletter
 
1

Torneio Mineiro de Robótica dá exemplo de motivação e trabalho em equipe 

Torneio regional 2011 será em Itajubá e etapa estadual permanece em Santa Rita do Sapucaí

 first-chesse-competicao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cem estudantes do sul de Minas Gerais, de 10 a 15 anos, foram os primeiros a participar de um dos principais torneios de robótica do mundo, o First Lego League. Para a disputa, dez grupos, de cinco municípios (Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Pouso Alegre, Cachoeira de Minas e Lavras), se reuniram no último final de semana no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.

Equipe durante torneio de robótica que reuniu 100 alunos mineiros

O torneio foi criado pela fundação norte-americana First, com o objetivo de tornar a ciência mais agradável para as crianças e, desde 2003, a Lego é parceira da competição, sendo responsável por toda a base educacional. Em Santa Rita do Sapucaí, o torneio recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, do Inatel e da Empresa Junior.

A competição foi dividida em três módulos: trabalho em equipe, desenvolvimento de robôs e desenvolvimento de uma pesquisa sobre transportes. O diretor presidente da Lego Education, Marcos Wesley, explicou que o torneio desenvolve muito mais que o interesse de jovens pela engenharia e ciências. "Os participantes tem a oportunidade de desenvolver habilidades para a vida. Resolver problemas, ter iniciativa, trabalhar em grupo. E as empresas atualmente procuram profissionais com essas competências".

O projeto social Cas@Viva, mantido pelo Inatel, participou do torneio com duas equipes: Uai Robotics e Chesse Uai. Este último levou o prêmio dos jurados, que consideraram os valores e princípios da competição, como o trabalho em equipe e ajuda ao próximo.

Os alunos do Inatel e integrantes da Empresa Junior trabalharam na organização do evento, foram tutores dos jovens participantes do torneio e também jurados. O angolano Dionísio Famanoque, do terceiro período de Engenharia Elétrica, avaliou os projetos de pesquisa na área de transportes. "Aprendi muito com as crianças e tive a oportunidade de conhecer a realidade de municípios da região".


first-melhor-tutorO estudante Rogério Dias Silveira, do segundo período Engenharia Elétrica, foi escolhido por unanimidade o melhor tutor do torneio. "Desde o início eu quis trabalhar como voluntário neste projeto que envolve crianças e uma entidade tão representativa como a First. A nossa responsabilidade era grande e eu aprendi muito com esta experiência". Um aprendizado que se estendeu a todos os integrantes da Empresa Junior, segundo o diretor presidente João Prado, que foi gerente de execução do torneio. "A lição que tiramos desta experiência é que quando há planejamento e parceria o resultado é sempre positivo"

João Prado, diretor da Empresa Junior, entrega medalha 
de melhor tutor ao estudante Rogério Dias Silveira

Quatro times foram selecionados para a etapa nacional do torneio: Tilt, de Cachoeira de Minas, Putz, de Pouso Alegre, Hard 62 e Gteen, de Itajubá. Eles vão representar o Estado de Minas Gerais em Indaiatuba, no interior de São Paulo, em dezembro.

first-montiDurante a cerimônia de premiação, o secretário de Ciência e Tecnologia de Santa Rita do Sapucaí, Pedro Sérgio Monti, fez a entrega simbólica da faixa da etapa regional do torneio ao município de Itajubá, representado pela gerente da Incubadora da cidade, Geanete Batista. Monti agradeceu aos organizadores do evento por ter escolhido Santa Rita do Sapucaí para sediar a primeira edição do torneio e colocou o município à disposição para sediar a etapa estadual em 2011.

Secretário de Ciência de Tecnologia, Pedro Sérgio Monti, entrega etapa regional para 
Geanete Batista, gerente da Incubadora de Itajubá

De acordo com o coordenador do evento, Nilton Sérgio Joaquim, o objetivo agora é consolidar o trabalho da First em Santa Rita do Sapucaí, com a possível instalação de um ponto de apoio operacional (POP) da organização no município. Para o diretor de operações da First, Arnaldo Ortiz Clemente, a cidade é o lugar certo para receber o pop pelo trabalho inovador voltado para a tecnologia e empreendedorismo. "Estamos no lugar certo, na cidade certa e com o pessoal certo e o projeto só tem a crescer", disse Clemente.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário