quarta-feira, 30 de junho de 2010

Especialista em cerimonial de formaturas, dá dicas importantes !

Parte 2

 

 

 

 

é o protetor da turma – pode ser um professor, uma personalidade acadêmica etc. – não discursa;

 

é o padrinho – deve ser um professor mais amigo da turma – ele faz discurso;

 

é alguém que devida sua importância junto a turma, à profissão envolvida, a instituição formadora ou ao momento em geral, dá nome à turma. Como exemplo podemos citar: “Turma professor ..............” ou “Turma William Bonner” (no caso, claro, de uma turma de jornalismo);  “Turma Marina Silva” (no caso de um curso ligado a área ambiental) – normalmente não discursa

 

ser Nome da turma, Patrono ou Paraninfo já é uma grande honra para um professor e, portanto, esses também estão entre os homenageados. Também podem ser homenageados outros professores e funcionários da instituição, os quais receberão uma placa. Dependendo do tempo que se tem na solenidade para esse fim e do quanto em dinheiro há para a compra, podem ser de três a cinco placas.

 

é o formando que vai preparar um discurso, submetê-lo a toda a turma para sugestões e/ou alterações e na hora da cerimônia fazer a leitura.  O legal é quando fala da trajetória da turma desde o início, com pontos engraçados e superações acontecidas. Precisa haver cuidado com o tempo, pois em torno de 5 minutos é o aconselhável.

 

é o formando que terá a incumbência de ir ao púlpito fazer a leitura em voz alta do juramento para que os outros façam a repetição; o juramento deve ser o oficial estabelecido pelo Conselho Federal da profissão e a leitura deve ser frase a frase, pausando entre elas para que todos possam repetir. O juramento é feito com todos os formandos daquele seguimento ficando de pé, com o braço direito erguido na posição horizontal.

 

: normalmente são feitos agradecimentos a Deus, aos Pais, aos Mestres, aos Amigos, à Família e aos Funcionários, mas podem haver alterações, se forem permitidas pela instituição. Os textos normalmente já estão predefinidos, mas nada impede que a turma elabore seus próprios textos; nesse caso é preciso muito cuidado e deve haver uma ou mais revisões.

Orientamos a todos para que retirem suas becas, preferencialmente, até um dia antes da data da colação.

 

 

Com a beca use sapato preto, meia preta para os homens e meia-calça preta para as mulheres. Cada um é responsável pelo zelo da sua beca. Os pais deverão ter lugares reservados na platéia no dia do evento. Oriente-os para que se dirijam às recepcionistas que indicarão as reservas. Pastas pretas sempre deverão acondicionar os discursos ou homenagens que serão lidos. O uso de cornetas, apitos ou qualquer outro objeto sonoro durante a Sessão Solene de Outorga de Grau, não pode ser proibido por questões técnicas, já que não é possível fazer uma “revista” geral, mas recomenda-se que não sejam utilizados.

 

Outra orientação é no sentido de não se atrasar: aquela estória de ser bonito a noiva atrasar, não tem o menor sentido, assim como não é nada bonito nenhum tipo de atraso, mesmo que as pessoas compreendam que é possível que haja. Quinze minutos de tolerância deve ser o limite para não causar desconforto às pessoas. Procure chegar com meia hora de antecedência: será possível observar o local, analisar se algo precisa ser mudado, aonde você pretende ficar, qual lugar deseja ser fotografado etc.

 

Antecipe-se também com os preparativos. Já escolheu sua música? Já separou suas fotos? Criou ou leu seus textos? Já separou uma roupa bem adequada? Tudo isso e outras providências precisam ser vistas com tempo para que não seja feita na base da correria.

 

Procure saber também como vai se processar a solenidade, para não ficar “perdido” na hora que você estiver participando. Muitas vezes o formando não tem a menor idéia do que irá acontecer. Se você terá alguma participação mais efetiva, tipo ler alguma coisa, procure saber em que momento será e qual a melhor maneira de fazer isso.

 

Com relação aos homenageados, é bom que se verifique se eles confirmam presença, por dois motivos: o primeiro é para mostrar a eles que as suas presenças são importantes para você, e a segunda é para não ficar aquela lacuna, quando o MC chama alguém para receber determinada homenagem e ... aquela pessoa não aparece.

 

E finalmente procure lembrar (e procure lembrar também aos seus pares) que é provável que seja sua única cerimônia de colação de grau e, portanto, precisa ser especial, marcante e você não vai querer que alguma coisa saia errado. Ou vai?

 

 

 

 

 

Normalmente uma cerimônia de colação de grau é conduzida por um Mestre de Cerimônias que precisa ter conhecimento de cerimonial e alguma experiência. É ele o condutor do evento e que anuncia cada etapa da solenidade, do início ao fim.

 

 

- Abertura com um pequeno texto

- Chamamento de autoridades para comporem a mesa de honra

- Chamamento dos formandos

- Abertura oficial – (texto do Reitor ou autoridade que preside a mesa)

- Hino Nacional Brasileiro – se houver formando estrangeiro o hino de seu país deverá ser executado antes do nosso;

- Leituras dos diversos agradecimentos (Deus, Pais, Mestres etc)

- Entrega de placas aos homenageados

- Discursos (tempo razoável a ser sugerido para cada um: cinco minutos)

- Juramento

- Ato de outorga do grau – (pelo Reitor ou autoridade que preside a mesa)

- Entrega dos canudos

- Encerramento – (discurso do Reitor ou autoridade que preside a mesa)

 

 

 

O formando jura defender os preceitos da profissão na qual está se formando; com base no juramento feito, o Reitor (ou seu substituto) concede-lhe o grau a que fez juz, tornando-o graduado a partir daquele instante e já que ele já se graduou, pode receber o diploma ou certificado, simbolizado pelo canudo.

 

 

Cerimonialista e Mestre de Cerimônias atuando há mais de 10 anos no ramo de eventos como Congressos, Seminários, Posses e mais especificamente na área de Colação de Grau, dando assessoramento a formandos e a empresas de montagens de cerimonial e também apresentando efetivamente diversos tipos de cerimônias. Chefe de cerimônias da UENF.

 

http://cerimonialdkabral.blogspot.com

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