terça-feira, 22 de junho de 2010

Especialista em cerimonial de formaturas, dá dicas importantes !

Parte 1

 

 

 

Todo estudante ou comissão de formatura quando começasse a pensar em sua formatura, deveria começar a visitar solenidades desse tipo, para observar:

 

- Quem está organizando?

- Que empresa está trabalhando?

- Quem são os profissionais que estão prestando algum serviço?

- Como está transcorrendo a solenidade?

- Como está a arrumação, a decoração e o ambiente em geral?

- O local está adequado?

- Os formandos estão tendo o devido destaque?

- Os convidados têm lugares acessíveis e apropriados?

- Do que se está gostando e do que não se gostou?

 

Por outro lado, é preciso procurar saber se a Faculdade, Universidade ou Instituto, tem suas regras e exigências próprias quanto ao assunto formatura. Caso não haja, tudo bem, mas se existirem tem que ser conhecidas e respeitadas.

 

Normalmente os formandos não têm a menor noção do que seja e como se processa uma cerimônia de colação de grau, e, visitando algumas terão melhor condição de planejar e/ou opinar sobre como se quer sua “formatura” e o que não quer que lá aconteça.

 

O local precisa ser visto para abrigar formandos e convidados; o palco precisa abrigar com folga o tablado para os formandos, a mesa dos professores, o púlpito e as bandeiras; a empresa precisa mostrar que sabe trabalhar e fazer direito seu serviço; os profissionais envolvidos (fotógrafos, Mestre de Cerimônias, cinegrafistas, cerimonialistas, recepcionistas etc) precisão demonstrar que são capacitados para seus ofícios.

 

Caso a solenidade seja ofertada pela instituição de ensino, precisamos saber da mesma, o que será oferecido para contratar ou conseguir de alguma forma, o que não será dado, e quanto isso custará. Por exemplo: a faculdade dá a organização, o local, sonorização, iluminação e o MC, mas não dá becas, filmagens, fotografias, placas de homenagens, decoração com flores e/ou plantas... Os convites chegam a ser um capítulo à parte. Quais são as empresas que atuam no mercado? Quanto se gasta para contratar o que não será disponibilizado?

 

Os detalhes são muitos e se não houver preparação, as surpresas serão muitíssimas; e na maioria das vezes não serão agradáveis.

 

 

 

Uma providência muito importante para uma colação de grau é a confecção dos convites e a antecedência com que eles são entregues.

 

- A instituição, o curso, local e data e traje;

- A relação do corpo docente relacionada ao curso;

- A relação da administração da instituição;

- Relação completa dos formandos;

- A relação dos homenageados pela turma;

- Juramentista, orador, paraninfo, patrono e nome da turma;

- Fotos de todos.

 

- Fotos individuais, intercalando uma de criança e outra atual;

- As mensagens que serão lidas;

- O juramento.

 

Muito importante observar que ninguém gosta de ver seu nome escrito errado e, portanto, deve haver muita atenção e, preferencialmente, sem abreviaturas. Os convidados e autoridades devem receber os convites com aproximadamente trinta dias de antecedência, ou no máximo com 15 dias.

 

Existem convites de luxo e também os mais simples, os preços variam de acordo com o que se quer exigir.

 

Empresas no ramo de eventos, festas e formaturas também existem de todas as espécies. Quando for decidir por uma, principalmente sobre os convites de sua formatura, peça para ver os convites que já foram entregues e procure fazer contato com formandos que já tenham contratado aquela empresa; procure saber no cartório distribuidor sobre processos que a empresa responda.

 

Mas por outro lado, procure cumprir os prazos que a empresa pedir para você também poder ter o direito de exigir a qualidade e quantidade que contratou.

 

 

 

Cerimonialista e Mestre de Cerimônias atuando há mais de 10 anos no ramo de eventos como Congressos, Seminários, Posses e mais especificamente na área de Colação de Grau, dando assessoramento a formandos e a empresas de montagens de cerimonial e também apresentando efetivamente diversos tipos de cerimônias. Chefe de cerimônias da UENF.

 

http://cerimonialdkabral.blogspot.com

 

 

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário