quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quanto vale a marca de uma empresa ?

 

Olá pessoal !

 

Essa matéria que eu vou postar pra vocês tem algumas curiosidades muito interessantes. Por exemplo, qual empresa vale mais no mundo do marketing: a Google ou a Mercedes-Bens ? A Coca-cola ou a BMW ?

 

Pra quem apostou nas marcas dos belos e caríssimos carros alemães da Mercedez-Benz e da BMW se enganou ! O valor da marca Google e da marca Coca-cola valem mais para o mercado publicitário – trazendo mais “retorno” em peças publicitárias - do que a marca da Mercedes-Benz ou da BMW. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa de mercado feita e divulgada no site: http://www.millwardbrown.com/Sites/mbOptimor/Ideas/BrandZTop100/BrandZTop100.aspx

 

É bom a gente entender bem o que significa “valor de mercado de uma empresa” e “o valor da marca dessa mesma empresa”.

 

O valor de mercado de uma empresa, na prática é todo patrimônio físico e tecnológico, tipo de produto que a empresa trabalha, valor das ações na bolsa de valores etc.

 

O valor da marca dessa mesma empresa é a percepção que a população tem da marca de uma empresa. Se a pessoa lembra do símbolo da empresa, se ela lembra do slogan. Na hora de comprar, de indicar a compra, de usar ou de indicar o uso de determinado produto e/ou serviço, geralmente o fazemos para aquelas empresas que lembramos, através de vários conceitos, incluída e determinante a credibilidade da marca.

 

A Google é mundialmente conhecida em virtude da utilização dos seus produtos por todas as classes sociais e de sua utilidade, valendo conseqüentemente mais do que a fabricante Mercedes-Benz. A alemã Mercedes é conhecida apenas por seus fãs ou por um seleto grupo de compradores, fazendo com que sua marca seja desconhecida da grande maioria da população mundial em comparação com a Google.

 

Por isso, os especialistas dizem que qualquer um de nós, assim como os fundadores da campeã do ranking de marcas Google (http://pt.wikipedia.org/wiki/Google), pode criar uma empresa gigante bilionária e superar marcas conceituadas no mercado. Basta ter uma boa idéia, ter persistência para enfrentar as dificuldades e ter profissionalismo para levar adiante o projeto, criando uma marca de credibilidade no mercado.

 

A seguir, veja o ranking Top 100. São as marcas mais valiosas do planeta. A primeira coluna tem o número da colocação, a marca, o valor da marca em Bilhões de Dólares e a percentagem de valorização em relação ao ano de 2009.

 

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário