quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tarifa de celular no Brasil é a segunda mais cara do mundo, afirma consultoria

telecom 
Celulares

Por Redação do IDG Now!

Pesquisa da Bernstein Research coloca o país atrás apenas da África do Sul e à frente da Nigéria; Indonésia e China têm as tarifas mais baratas.

O Brasil foi apontado pela consultoria europeia Bernstein Research como o país com a segunda mais cara tarifa de telefonia celular do mundo, atrás da campeã África do Sul e à frente da Nigéria. O estudo levou em conta o Produto Interno Bruto (PIB) e os preços médios das tarifas em 17 países.

As operações de telefonia móvel realizadas pelos usuários brasileiros custam em média 24 centavos de dólar o minuto, enquanto países como Indonésia (1 centavo de dólar o minuto) e China (3 centavos de dólar por minuto), com valores de PIB comparáveis ao do Brasil, possuem as tarifas mais baixas.

Nações africanas como Nigéria (23 centavos de dólar o minuto) e África do Sul (26 centavos de dólar o minuto) praticam tarifas similares às do Brasil. Rússia, Egito e México têm tarifas médias de 5 centavos de dólar por minuto, mesmo valor cobrado nos Estados Unidos.

No bloco europeu, a Espanha tem o minuto mais elevado, com 21 centavos de dólar. Já o Reino Unido pratica a tarifa mais baixa: 14 centavos de dólar.

Em entrevista ao Valor Econômico, o analista sênior da Bernstein Research, Robin Bienenstock, explica que o grande vilão das altas tarifas é  a chamada taxa de interconexão ou VUM (Valor de Uso Móvel), tarifa que as operadoras pagam umas às outras pelo uso de suas redes.

Com informações do Valor Econômico
importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário