sábado, 31 de outubro de 2009

Indicação é o meio mais utilizado para contratação de profissionais no País

Segundo pesquisa realizada pela Catho, a internet ganhou espaço como ferramenta de recrutamento dos profissionais, respondendo por 23,1% das contratações em 2009

Redação CIO Brasil

A rede de contatos, também conhecida como networking, tende a ser o meio mais eficiente para quem busca a recolocação profissional. De acordo com um estudo realizado pelo portal de empregos Catho Online, com mais de 13 mil brasileiros, a maior parte das pessoas (28%) foi contratada graças à indicação de amigos – que trabalham dentro da empresa (17%) ou fora da organização (11%).

Os dados confirmam um levantamento mundial realizado pela consultoria norte-americana especializada em carreira Challenger, Gray and Christmas. No estudo, realizado com mais de 200 responsáveis pela área de Recursos Humanos, 48% dos entrevistados citaram o networking como a melhor maneira de buscar uma recolocação.

No estudo da Catho, a internet aparece como a segunda ferramenta mais utilizada para recrutamento no Brasil. Neste ano, o estudo mostra que 23,1% das empresas utilizaram a web para buscar profissionais, o que representa um acréscimo em relação a 2008, quando esse índice era de 21%.

Uma tendência detectada pelo levantamento é que quanto mais jovens os profissionais, maior a porcentagem de contratações por meio do uso de ferramentas oferecidas internet. Da mesma forma, esse índice tende a ser menor quanto mais alto o cargo ocupado. No estudo, apenas 3,7% dos diretores e 6,1% dos presidentes foram recrutados a partir da Web, enquanto essa porcentagem salta para 23,4% e 22,9%, respectivamente, no caso de estagiários e trainees.  

Sobre o perfil de quem acessa os sites de emprego, em primeiro lugar aparecem os profissionais de recursos humanos, entre os quais, 63% deles afirmam utilizar esse tipo de ferramenta. Os entrevistados que atuam na área de TI, aparecem no quarto lugar entre os usuários da web para recolocação profissional, com 54,3% das respostas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário