terça-feira, 7 de julho de 2009

Foguete do Instituto Federal Fluminense participa da Expo Aero Brasil

Portal do MEC
Quinta-feira, 02 de julho de 2009 - 18:39

O foguete AAT/IFF v1, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, será exposto na maior feira de aviação civil da América Latina, a Expo Aero Brasil 2009, em São José dos Campos, São Paulo, de 2 a 5 de julho.

O foguete foi construído este ano, pelo Programa Educacional em Tecnologia de Engenhos Aeroespaciais do instituto federal fluminense, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, a empresa Acrux e o Centro Tecnológico Aeroespacial.

Participam da feira o coordenador do programa, Cedric Salotto, o coordenador de engenharia de controle e automação do instituto, Maurício Ferrarez, e o aluno do curso de mecânica, Lucas Cordeiro.

Esse foi o primeiro foguete do instituto, que levou dois meses para ficar pronto. Foi lançado em abril, durante o 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em caráter experimental.

“É um foguete que chega a mil metros de altitude. Em novembro iremos lançar um outro foguete, o AAT/IFF v3, que vai atingir dez mil metros de altitude e levar experimentos feitos por alunos a partir de um concurso”, explica Cedric.

O programa educacional, que tem o objetivo de estimular os estudantes para o conhecimento de novas tecnologias, será oficializado, na semana que vem, como um programa científico de desenvolvimento de foguetes de sondagem.

A idéia é ter a participação de alunos estagiários e bolsistas, com um laboratório específico para os trabalhos. Os alunos irão desenvolver habilidades no âmbito aeroespacial, por meio de aulas praticas e teóricas, que têm a finalidade de despertar o interesse por esta área profissional.

Expo Aero Brasil – A feira internacional de aeronáutica e defesa surgiu em 1997. Em sua última edição, em 2008, contou com 172 empresas expositoras, representando mais de 400 empresas de 18 países, contabilizando mais de 30 milhões de dólares em intenções de compras.

A Expo Aero Brasil é hoje uma das dez maiores feiras de aviação civil do mundo e a única que reúne expositores de todos os segmentos aeronáuticos, com a participação das mais importantes empresas nacionais e internacionais do setor.

Assessoria de Imprensa do Instituto Federal Fluminense

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário