domingo, 26 de abril de 2009

O IFF está acima de todos nós!

Blog do Professor Roberto Moraes

 

Por insistência de alguns acabei de ler a matéria da Folha da Manhã sobre debates internos do IFF (ex-Cefet) feita com o professor Luiz Augusto, ex-diretor e atual membro da equipe de gestão da Setec/Mec.

Até para leigos e gente de fora da instituição é perceptível, a clara tentativa do entrevistador em falar e direcionar as respostas do entrevistado. O assunto principal da entrevista é simplório. Assim que a transição institucional se concretizar com a composição do Conselho Superior, a elaboração de um novo estatudo e um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a escolha pelo processo direto do diretor co Campus Campos-Centro e o de Macaé serão efetivados segundo desejo de todos.

Pessoalmente estou à vontade para defender tal posição, mesmo estando muito mais preocupado com a montagem de um modelo de gestão que dê conta dos grandes desafios da ampliação de responsabilidades e de abrangência territorial com a transformação de Cefet em IFF.

Quem definiu que o processo de escolha do diretor do campus Macaé seria feita por escolha direta daquela comunidade, em 2004, quando não havia nenhuma exigência legal, fui eu, ainda nos primeiros meses do exercício do mandato de diretor-geral da instituição, iniciado em julho de 1994 e encerrado em janeiro de 2000.

Também, na condição de diretor-geral, coordenando uma equipe valorosa de companheiros, conseguimos dobrar as intenções de FHC e o ministro Paulo Renato, de estadualizar as então Escolas Técnicas Federais e levá-las à condição de Cefet. Como tal, coordenei a transição de ETFC em Cefet, e em tempo recorde de nove meses - e assim o Cefet Campos foi o primeiro no Brasil - a realizar eleições para a sucessão para a qual foi eleito o entrevistado, o então diretor de Ensino, professor Luiz Augusto.

Portanto, não há porque ter intrigas e nem disse-me-disse com relação aos processos democráticos desta centenária instituição. O que há na verdade é um desejo legal, compreensível, mas desmedido e açodado, a meu juízo, de poder do professor Jeferson.

O lançamento de meu nome para candidato a prefeito no longíquo 2012 pelo entrevistador, não passa de rusgas, movidas por incômodos gerados pelos debates promovidos por este blog, que tanto o aborrece. Os leitores assíduos deste espaço sabe do que está aqui se falando e não terá dificuldades de enxergar na referida entrevista, uma infeliz resposta ao incômodo que este blog e toda a Rede Blog dá aos questinamentos da falta de qualidade da imprensa na região.

Agradeço o lançamento do meu nome, sei que o entrevistador tem outras preferências eleitorais, já manifestadas em seu matutino, mas descarto as acusações de tentativa de uso do IFF para este fim.

Os leitores do blog e aqueles que me acompanham de perto, assim como a reitora do IFF, professora Cibele Daher, quando me fez o convite e a solicitação, na condição de ex-diretor geral daquela instituição, de prestar minha colaboração nesta transição e implantação do IFF sabem que eu jamais aceitaria, se tivesse pretensões políticas partidárias, no horizonte citado pelo entrevistador.

Aliás, eu já havia manifestado de forma clara e objetiva, neste espaço, em postagem do dia 9 de abril, que este blogueiro não é candidato a nenhum cargo nas próximas eleições. Na oportunidade disse ainda: "por uma série de razões, o blogueiro tem estado mais interessado, como é possível ver aqui neste espaço, no estudo, no debate e na formulação de análises e propostas sobre políticas públicas para a nossa região. Nesta linha, o blogueiro hoje se mostra empolgado e mais fortemente interessado com a possibilidade de contribuir e colaborar com a formação de novos quadros para a gestão pública em diferentes níveis e estruturas".

Sendo assim, o blogueiro reafirma sua posição de dar apoio incondicional à reitora do IFF, professora Cibele Daher Botelho Monteiro, nos seus excelentes propósitos de ampliar com qualidade, os já excelentes serviços prestados pela ETFC-Cefet-IFF à nossa região.

Eu corroboro do seu entendimento e de toda a sua equipe de direção, de que o IFF está acima de nós todos e, como tal, deve estar muito para além, de questiúnculas, mais ligadas a interesses individualistas, do que a propósitos de elaborar, implantar e gerir políticas públicas que continue a criar formas de incluir socialmente, partes exclusas da nossa população e, ao mesmo tempo, ousar, ser um agente do desenvolvimento social e econômico dasregiões, onde o IFF tem campus implantados.

Foi nesta linha e com estes propósitos que eu com muito orgulho dirigi esta instuição, coordenei uma brilhante equipe que depois ajudou a eleger o professor Luiz Augusto à minha sucessão e agora vejo, a nossa reitora, professora Ciebele Daher dar continuidade, enfrentando com galhardia, disposição e coragem, os desafios e responsabilidades que são muito mais amplos do que de antes.

Neste processo, tenho buscado assumir com humildade e interesse redobrado, sob a liderança da nossa reitora, estes desafios de tornar o centenário IFF, ainda maior, naquela que é a sua grande vocação de ser uma instiuição vocacionada a criar Oportunidades em detrimento dos oportunistas de plantão. IFF: sigamos em frente!
importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário