quarta-feira, 1 de abril de 2009

Continuação

 

Reitero o quanto este momento está sendo difícil para mim, até porque muitos daqueles com os quais hoje me decepciono, foram aqueles cujos valores se apresentavam como inovadores e com grande retidão de princípios em minha formação profissional nessa instituição. Romperam-se, para mim, os elementos que julgo mais sagrados em uma relação: a confiança, a credibilidade, o respeito e a transparência. Talvez, muitos dos que estão lendo esta Carta, possam não ter percebido o que está em curso. Peço, apenas, que busquem olhar os indícios, os detalhes, pois neles podemos perceber as diferenças e as intenções. O momento da saída é muito mais difícil do que o da entrada. Se errei ou acertei, só saberei com o tempo. Mas, quando as coisas não fazem mais sentido para nós, é preciso ouvir o coração.. Tenho a convicção e o orgulho de dizer que minha formação profissional e acadêmica deve-se, em sua maior parte, às generosas oportunidades que esta Instituição me possibilitou. Tenho a convicção, também, de que a maior parte da nossa instituição tem comprometimento com o bem público e sabe da responsabilidade que temos na formação de uma nova geração de profissionais que devem fazer a diferença. Portanto, como educador, não posso desrespeitar meus valores e crenças, pois é isto que busco ensinar aos meus alunos e testemunhar junto aos meus colegas de trabalho. Saio mais fortalecido do que quando entrei, pois não estou renunciando aos compromissos assumidos durante a campanha de 2007, mas sim os renovo a partir dessa decisão. Posso olhar de maneira reta cada um dos servidores e alunos desta instituição, pois em tudo que me empenhei, busquei sempre possibilitar o desenvolvimento do outro de acordo com as diretrizes institucionais.

 

Não preteri ninguém e não beneficiei alguém, senão por seus méritos. Acredito em uma instituição plural, democrática, em que o novo é visto como esperança e não como ameaça. Em respeito a todos aqueles que comungaram desses sonhos e em respeito a minha trajetória nesta instituição, pedi oficialmente a minha exoneração do cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Se não atendi a uma determinada demanda institucional, peço a compreensão dos colegas. Se acertei, tenho a convicção de que foi um pouco de mim, mas muito dos outros. Porém, em especial, foi a partir de um ambiente que estimulou e apoiou as iniciativas ora apresentadas, o que não venho experimentando neste último ano. Registro meu agradecimento a cada um daqueles que me ajudaram a fazer nossa instituição um pouco melhor. Em especial, a minha equipe de trabalho que se estende dos colegas técnicos administrativos, aos servidores pesquisadores e aos nossos brilhantes alunos que sempre representaram maravilhosamente bem nossa instituição em tantos lugares pelo Brasil afora. A todos vocês, o meu respeito e minha admiração. Não posso me esquecer daqueles colegas da equipe gestora, que se empenham em suas atribuições e, destacadamente, daqueles que honestamente me pediram para que eu reconsiderasse minha posição. Colegas, vocês são caros para mim, porém não me vejo mais em condição de prosseguir com a atual gestão. Tenho certeza de que poderei retribuir de maneira diferente, auxiliando nossa Instituição a responder aos desafios que a ela se colocam nesse momento especial de fortalecimento e da definição de um novo patamar da Educação Profissional e Tecnológica pública brasileira, com a criação dos Institutos Federais. 

 

Continuo reafirmando minha convicção neste modelo de educação como elemento agregador e transformador da vida dos mais pobres de nossa sociedade,a quem dedico e sempre dedicarei todo o esforço de minha vida. Retomo ao que disse Leonardo Boff em sua mudança de posição na Igreja: não abandonei a batalha, só mudei de trincheira. Precisei mudar para continuar o mesmo."

 

 

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário