sexta-feira, 13 de março de 2009

Edição nº 3, março de 2009

Informativo da ISA RJ

 

 

API VAI LANÇAR NORMA NOVA

 

O API (Instituto Americano do Petróleo) está prestes a lançar uma norma nova sobre Medição Contínua On-line de Água em Petróleo e Produtos Derivados de Petróleo, ainda em fase de elaboração, portanto ainda sem um número de identificação.

O objetivo da norma é o de proporcionar uma referência de desempenho para a aplicação de “medição em linha” de água contida em hidrocarbonetos em tempo real, através da utilização de um dispositivo OWD (On-line Water measurement Device – Dispositivo para Medição On-line de Água) e para, ao mesmo tempo, coletar dados consistentes para fins de transferência de custódia por média de amostragens de concentração variável de 0% a 5,0%. É sabido que é possível haver variações das concentrações da água superiores a 5.0% (em leitura instantânea) mas, em aplicações envolvendo transferência da custódia, isto geralmente acontece durante períodos de tempo bastante curtos. A norma proporcionará ao usuário orientação sobre soluções alternativas que possam ser adotadas. Cabe ressaltar, contudo, que a decisão final será tomada em comum acordo entre as partes envolvidas na transação.

 

Esta nova metodologia tanto pode ser utilizada conjuntamente com outros métodos de determinação do teor de água ou, até mesmo, como um método autônomo. De qualquer forma, a amostragem automática é essencial na determinação de outras propriedades fluidas do petróleo e, também, quando a retenção das amostras for exigida para fins de auditoria.

 

O dispositivo em linha para medida da água deverá ter a sua aceitação testada antes que possa ser empregado para transferência de custódia. Deverá também ser submetido a um programa contínuo de verificação, de acordo com a descrição detalhada na norma.

 

A operação com óleos crus distintos e em circunstâncias particulares podem exigir teste e verificação adicionais antes que o dispositivo possa ser adotado em transferência de custódia. Tal tecnologia deve ser encarada como um de diversos métodos existentes para a determinação do teor de água no petróleo e em seus derivados. A seleção do método para a medição do teor de água em hidrocarbonetos deve levar em consideração a instalação, a aplicação, e as propriedades dos produtos que serão medidos.

 

O OWD pode também trazer benefícios a outros tipos de aplicações. O escopo desta norma não abrange estas aplicações tais como uma ferramenta operacional, alocação, medição de processo, etc.

 

Esta edição da norma será aplicável a hidrocarbonetos (por exemplo, óleo cru e condensados). Os derivados de petróleo serão incorporados à norma no futuro, embora muitos requisitos possam ser aplicáveis desde já.

 

(Escrito pela equipe responsável pela ISA News).

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário