quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pacotão de dúvidas: senhas que ocupam espaço e problemas com antivírus

Colunista ajuda leitores a resolverem problemas com computadores.
Para participar, deixe sua pergunta na caixa de comentários.

Fernando Panissi* Especial para o G1

Hoje a coluna é dedicada às dúvidas deixadas nos comentários. Vamos às respostas. 

>>>> Muitos usuários no Windows

Na pasta Documents and Settings tem um monte de usuários antigos meus que eu não consigo acessar e queria excluí-los. Disseram-me que isso ocupa muito espaço no HD. Como faço pra remover?
Thiago

Thiago, é verdade, os usuários antigos ocupam espaço, sim. Para cada login e senha o Windows cria uma série de arquivos e pastas. Para acessar ou remover esses usuários, você precisa entrar no Windows com a senha de administrador do computador. 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ferramenta para controle de usuários. Permite criar, remover e mudar as configurações dos usuários no Windows. (Foto: Reprodução)

Sendo administrador da máquina, você pode gerenciar os usuários cadastrados por meio de uma ferramenta própria do Windows, presente no Painel de Controle do computador que permite adicionar, remover, alterar imagem de exibição e senha do usuário. No Windows em português, acesse o ícone Contas de Usuários.

Ao abrir a ferramenta, clique sobre o usuário que quer remover, e na tela de configurações, clique no link remover conta. A seguir o Windows irá questionar se você deseja remover os arquivos presentes na conta. Clique no botão excluir arquivos, e na sequencia em excluir conta. Pronto, você terá removido os arquivos e usuários antigos do computador.

Importante: este tipo de ação não permite arrependimento. Uma vez removido, não existe como retroceder. Ou seja, tome cuidado! 
 

>>>> PC reinicia sozinho

Instalei o AVG 8 com o Windows XP e máquina fica reinicializando, o que faço? Raimundo Cezar Bomfim

Raimundo, o primeiro passo é remover o programa que está gerando instabilidade no seu sistema operacional, para isso, você precisa iniciar o computador em modo de segurança, evitando que ele fique reiniciando de forma ininterrupta. 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Tela de seleção do modo de inicialização do Windows permite ao usuário entrar no sistema operacional em modo de segurança. (Foto: Reprodução)

Proceda da seguinte forma: desligue o computador, ligue-o novamente, e logo apos a tela da BIOS (o famoso apito que o PC faz ao ligar), pressione a tecla F8 até que um menu em modo texto de opções seja exibido. Selecione a opção modo de segurança. Quando o computador concluir a inicialização, vá no painel de controle, dentro da ferramenta de adicionar e remover programas, selecione o AVG e remova-o.

Recomendo depois de remover o programa, baixar outro aplicativo antivírus. Ele é imprescindível para manter a segurança de seus dados.

No site do baixatudo existem diversas boas opções disponíveis, veja neste link. E, se você tem dúvidas de segurança, vale ler as colunas do Altieres Rohr, aqui mesmo no G1. Ele dá dicas de como deixar seu PC livre de pragas virtuais.

>>>> Acordo ortográfico I

Eu sou usuário do BrOffice, mas trabalho com a versão 2.2, se não me engano... Esse aplicativo, só é válido para a versão 3.0?
Marcos Paulo

Marcos, o link que coloquei na coluna era uma versão do corretor para o BROffice 3.0 sim. Mas como executar a instalação em versões mais antigas, para saber como,veja as informações detalhadas no site do projeto

>>>> Acordo ortográfico II

O aplicativo que faz a correção no BROffice e no Firefox não funciona corretamente para o uso do Hífen. Fiz o teste com ´auto-retrato´ x ´autorretrato´ e não houve correção.

Mário Velloso

Mário, você tem razão, veja a justificativa apresentada no site do projeto:

"Quando iniciamos o Projeto apontamos uma falha no verificador ortográfico do OpenOffice.org. Ele não é capaz de validar termos compostos. Desde-que-as-palavras-envolvidas-sejam-válidas, pode-se criar qualquer termo composto.
Exemplo: o termo 'guarda-chuva' é validado porque no dicionário existem as palavras 'guarda' e 'chuva'. O plural deste termo é 'guarda-chuvas' mas o verificador valida também 'guardas-chuva' e 'guardas-chuvas'.Este problema já foi denunciado ao grupo de programação do OpenOffice.org, de onde se aguarda solução.

Nossos dicionários estão repletos de termos compostos esperando para serem validados corretamente." 
 

>>>> Falta espaço para o SP3

Tenho uma duvida, quando fui instalar o SP3, apareceu a seguinte mensagem: "Erro ao instalar o Service Pack 3. O sistema não pôde alocar o espaço necessário em um LOG do registro". O que significa isso, tem como consertar? Lucas

Lucas, a mensagem de erro significa que o computador está sem espaço para trabalhar. A instalação de pacotes de aplicação grandes, como é o caso SP3, requer um espaço para geração de arquivos de registro de atividades, conhecido tecnicamente pelo termo log.

O que você precisa fazer é remover do PC arquivos em desuso, aumentando o espaço livre no HD. Existem ferramentas que ajudam neste processo, na coluna "Escolha seu antivírus e faça uma limpeza nos lixos produzidos pelo computador" eu falo sobre o CCleaner.

Além de usar as dicas da coluna indicada, vale também realizar um trabalho manual, de olhar suas pastas de arquivos, procurando por coisas antigas e que você não vai mais usar, removendo-as.

Apague também os programas que você não usa. É possível fazer isso no painel de controle, abrindo a ferramenta de adicionar e remover programas.

A instalação do SP3 -- abordado nesta coluna -- é importante para manter seu PC seguro. Não deixe de fazê-la. 

>>>> Limpeza no teclado 

Olá! Estava lendo a coluna " Saiba como limpar teclado, mouse e monitor do PC "  e na dica para limpar o teclado vocês sugerem que remova as teclas com uma chave de fenda (até uma figura representativa tem). Bom, remover as teclas dessa maneira que vocês demonstraram pode danificar uma pequena estrutura na tecla para segurá-la no teclado (na primeira vez pode não acontecer, mas se ficar repetindo pode ter certeza), o ideal é abrir o teclado na sua parte traseira, onde há os parafusos, e por dentro remover a teclas pressionando a pequena estrutura de cada tecla, o risco de quebrar ela será menor. Obrigado!

Antonio

Antonio, acho importante e construtivo receber críticas como sua, feita de forma educada e coerente! Em partes concordo com você que o uso da chave de fenda pode vir a danificar a delicada estrutura que segura a tecla.

Mas quase sempre a base de conhecimento usada nas dicas da coluna vem da minha experiência pessoal, e sempre usei a chave de fenda para remover as teclas e nunca quebrei o teclado.

Eu conheço uma expressão que diz "se está fazendo força, está fazendo errado", e pratico quando vou mexer neste tipo de equipamento, e acredito que valha a pena ser dita para completar o que escrevi na coluna.

Ao manipular as teclas com qualquer ferramenta para alavancá-la de seu lugar, o faça com cuidado, não é necessário fazer força, a tecla se solta com facilidade. Se você faz força ou sem cuidado, poderá sim danificar seu teclado, como frisou o leitor.

Pacotão finalizado! Ainda restam dúvidas? Não perca tempo, os comentários estão abertos.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário