sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

As sete previsões de tecnologia mais furadas de todos os tempos

mercado Estratégias

Por PC World/EUA

São Francisco - Nem só de acertos vivem os futurologistas de tecnologia. Confira sete previsões que passaram longe de se concretizar em 65 anos.

piores_previsoes_88.jpg

Prever o futuro não é fácil. É por isso que muitos adivinhos e astrólogos revelam suas previsões da forma mais vaga possível. No entanto, quando se trata de forças superiores no mundo da tecnologia, o futuro pertence a quem prevê melhor e com mais antecedência.

É claro que, mesmo os prognósticos aparentemente mais precisos também dão margem a previsões furadas. Veja aqui uma seleção da PC World/EUA com as sete piores previsões do mercado de tecnologia nos últimos 65 anos.

1) O grande computador
"Acho que existe um mercado mundial de talvez cinco computadores." - Thomas Watson, presidente da IBM, em 1943

Durante o surgimento da indústria da computação, ninguém realmente sabia para onde a novidade iria nos levar. Mas a explosão do desktop, em 50 anos, parece ter enganado a maior parte dos futurologistas da metade do século XX.

Vale lembrar que o "computador" ao qual Thomas Watson se referia era uma máquina quase do tamanho de uma casa. Na época, até fazia sentido dizer que pouquíssimas pessoas desejariam uma máquina daquele tipo.

2) A caixa de madeira
"A televisão não será capaz de se fixar em qualquer mercado onde for inserida após seis meses. As pessoas logo se cansarão de ficar olhando para uma caixa de madeira compensada todas as noites." - Darryl Zanuck, executivo da 20th Century Fox, em 1946.

Em 1946, o executivo de cinema Darryl Zanuck já havia conquistado seu lugar na indústria de entretenimento como produtor de mais de 100 filmes na grande tela. Sendo assim, quem poderia culpá-lo pela tentativa de subestimar o poder da pequena tela da TV? Se Zanuzk estivesse vivo hoje em dia, talvez também se encontrasse hipnotizado como o resto de nós pela repetitiva programação da TV atual.

3) Invasão nuclear
"Aspiradores de pó movidos a energia nuclear serão provavelmente uma realidade em dez anos." - Alex Lewyt, presidente da Lewyt, fabricante de aspiradores de pó, em 1955.

Nos anos 50, a única coisa mais certa do que a 'ameaça comunista' era, inevitavelmente, a energia atômica. Então quando o presidente da fabricante de aspiradores de pó de Nova Jersey, nos Estados Unidos, previu um futuro com produtos movidos a energia atômica capazes de sugar qualquer sujeira dos lares norte-americanos, a notícia deve ter feito poucas sobrancelhas se levantarem. A radioatividade pacífica parecia tão segura como asbestos.

É evidente que a visão de Alex Lewyt ainda pode ser tornar realidade, e provavelmente não será até bem depois de um tempo em que reatores nucleares sejam alistados para manter todos os robôs exterminadores no futuro pós-SkyNet.

4) PC para quê?
"Não há razão para que qualquer pessoa queira ter um computador em sua casa." - Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977.

A Digital Equipment Corporation (DEC) foi adquirida pela Compaq há mais de uma década, mas em 1970 era a grande força no mundo da computação. Apologistas argumentam que o presidente da DEC, Ken Olsen, soltou sua ironia antes do advento do PC como o conhecemos. No entanto, os computadores pessoais como o Altair já haviam chegado ao mercado alguns anos antes. E quatro anos após a declaração de Olsen, o lançamento do IBM PC reforçou sua posição no hall dos escorregões da tecnologia.

5) Engolindo as palavras
"Quase todas as previsões feitas agora sobre 1996 se baseiam no contínuo crescimento exponencial da internet. Mas eu prevejo que logo a internet vai se tornar uma espetacular supernova e em 1996 entrará em colapso catastroficamente." - Robert Metcalfe, fundador da 3Com, em 1995.

Além de ter sido uma lenda entre os visionários de tecnologia e o homem conhecido como o inventor da Ethernet, Bob Metcalfe também era colunista da InfoWorld. E foi em um dos artigos para a revista que ele fez o que pode ser considerado o comentário mais lamentável de sua carreira. Na verdade, ele chegou a prometer que engoliria suas palavras caso o augúrio estivesse errado. Em 1999, Metcalfe cumpriu a promessa durante uma palestra na International World Wide Web Conference, quando misturou uma cópia impressa do artigo com algum líquido e o engoliu em frente ao público.

6) Maçã podre
"A Apple já está morta." - Nathan Myhrvold, ex-Chief Technology Officer (CTO) da Microsoft, em 1997.

Na realidade, quase todos na indústria da computação pensavam que a Apple estava em seus últimos dias, quando o CTO da Microsoft, Nathan Myhrvold fez este comentário, em 1997.

Quem teria previsto que, pouco mais de uma década depois, aquela mesma empresa em decadência estaria aumentando sua participação no mercado de desktops, dominando o mercado de música digital e tornando-se um dos três maiores no segmento de smartphones?

7) O fim do spam
"Em dois anos, o spam terá desaparecido." - Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2004.

De acordo com as estimativas mais recentes, o montante de spam que atualmente invade nossas caixas de e-mail - e que representa 92% de todas as mensagens eletrônicas trocadas no mundo, está longe de ser erradicado. Certamente não foi uma das melhores apostas de Bill Gates.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário