sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Hacker que invadiu Pentágono pode evitar extradição para os EUA

Justiça britânica deu direito de nova contestação a Gary McKinnon.
EUA estimam perda de US$ 700 mil com acesso a computadores militares.

Da Reuters

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Gary McKinnon pode ser condenado a até 70 anos de prisão por invadir computadores militares. (Foto: Reuters)

Um especialista britânico em informática acusado pelos Estados Unidos da "maior invasão cibernética militar de todos os tempos" conquistou nesta sexta-feira (23) o direito de iniciar uma nova contestação judicial aos planos de extraditá-lo.

Gary McKinnon foi detido em 2002, depois que as autoridades norte-americanas o acusaram de acesso ilegal a computadores do Pentágono, do Exército, da Marinha e da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), causando prejuízos de US$ 700 mil.

McKinnon está lutando contra os esforços para extraditá-lo desde que um tribunal britânico decidiu, em 2006, que ele deveria ser julgado nos Estados Unidos.

Na mais recente rodada dessa batalha judicial, os juízes da alta corte britânica decidiram que ele tinha o direito de tentar uma revisão judicial da decisão da secretária do Interior, Jacqui Smith, de aprovar a extradição, de acordo com a agência de notícias Press Association. 

Saúde

Os advogados de McKinnon, diagnosticado como portador da Síndrome de Asperger, argumentam que sua saúde sofreria e que ele poderia incorrer em risco real de suicídio caso fosse entregue às autoridades norte-americanas. "É a decisão correta", disse Karen Todner, uma das advogadas de McKinnon. "O caso está em curso desde 2002 e finalmente teremos a primeira decisão correta". 

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Gary McKinnon e sua mãe, Janis Sharp, em foto tirada nesta semana quando eles chegavam ao tribunal. (Foto: Reuters)

McKinnon é acusado de provocar uma queda de 24 horas na rede de mais de 2 mil computadores do distrito militar de Washington, do Exército norte-americano.

No momento da acusação, Paul McNulty, procurador federal norte-americano no distrito da Virgínia, declarou que "McKinnon foi acusado da maior invasão cibernética de computadores militares em todos os tempos". Caso condenado por um tribunal norte-americano, ele pode ser sentenciado a até 70 anos de prisão.

McKinnon declarou à Reuters em 2006 que era apenas um devoto dos computadores que queria comprovar se extraterrestres realmente existiam, e que invadir grandes redes militares para provar essa teoria se tornou uma obsessão. Ele invadiu as redes com seu computador pessoal, desprotegido por senhas, usando uma conexão discada de sua casa, em Londres.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário