domingo, 7 de dezembro de 2008

Robô vai para a sala de aula

Alunos de ciência da computação ganham aliado literalmente de peso em estudos e pesquisas.

Estado de Minas

 

Cristina Horta/EM/D. A Press

 

O professor Paulo Henrique Magalhães acredita que o Smart Six será fundamental na qualificação dos estudantes

As aulas de introdução à robótica do curso de ciência da computação da universidade Fumec ficaram mais interessantes no final deste período. Os alunos ganharam um novo aliado para estudos e pesquisas. É o robô Smart Six, que veio da Itália e possui funções múltiplas como operações de solda a arco, montagem, aplicação de colas e resinas, fundição, manuseio, carga e descarga, medições, testes, entre outras. Ele suporta cargas de até seis quilos no punho e mais 10 no antebraço, pode ser instalado em pisos, tetos ou inclinados.

A chegada do Smart Six faz parte do projeto de qualificação do laboratório de robótica e é fruto da parceria da universidade e da Comau, empresa de robótica do grupo Fiat, com o intuito de promover os estudos e qualificar mão-de-obra. O professor e pesquisador da área, Paulo Henrique Magalhães, acredita que o robô vai trazer grandes conhecimentos para o alunos. "Ele foi adquirido com a intenção de trazer uma proximidade da prática aliada aos estudos e também a implementação de projetos futuros na universidade".

Para Lucas Miranda, aluno do terceiro período do curso, é uma oportunidade ótima ter contato com uma máquina desse porte, colocando em prática o que é ensinado no curso. "Muitas pessoas entram para a faculdade sem ter idéia do que o curso pode oferecer, às vezes não sabem nem como funciona, alguns acham até que no nosso curso só mexemos com computador e isso não é verdade. Agora vamos vivenciar, passar pelas dificuldades e vamos sair muito mais preparados para o mercado de trabalho", sentencia.

Além de Lucas, outros dois alunos do curso de ciência da computação, Fernando Antinossi e Adriana Stacanelli, já estão trabalhando com a máquina. Os três ficaram durante um mês na fábrica da Comau em Betim para aprender a operar o Smart. Lucas conta que durante a visita na empresa foram ministradas aulas sobre a parte física do robô e também de programação. "Depois desse estudo na empresa, fizemos uma demonstração na nossa turma. Nós trabalhamos com pesquisas e programamos o Smart para fazer digitação no teclado de um computador", conta ele.

Os estudantes estão desenvolvendo também uma pesquisa e produzindo cursos de extensão em robótica com o professor Paulo. Esses cursos vão ser ministrados para alunos da Fumec e do ensino médio que pretendem ingressar na faculdade. Uma forma de promover a criação de mão-de-obra qualificada, proporcionando aos alunos contato com tecnologia de ponta antes do ingresso na faculdade e despertando a curiosidade e a inovação tecnológica.

O robô vai ajudar também na implementação de projetos na área de robotização industrial e otimização de produção dentro da indústria, que já estão sendo estudados em parceria com a empresa Confitec, especializada em automação e robotização. "São processos de médio prazo que, até no segundo semestre do ano que vem, já devem ser implementados em indústrias parceiras", conta Paulo.
importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário