quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Escola de SP é a melhor do Brasil em robótica e vai aos EUA disputar título mundial

Diário do Grande ABC

Do Diário OnLine

O Estado de São Paulo tem pelo segundo ano seguido a melhor escola do Brasil em robótica, entre as melhores do mundo. É a escola estadual Waldemar Salgado, na cidade de Santa Branca (Vale do Paraíba), que novamente (como em 2007) foi a escolhida na etapa brasileira da First Robotics Competition, concurso que em todo o mundo seleciona os projetos mais inovadores em robótica.

Com viagem marcada para maio de 2009, os 20 estudantes da equipe que venceu o concurso irão a Dallas, nos Estados Unidos, disputar o título mundial com representantes de Canadá, Estados Unidos, Israel, Índia, Coréia e, os favoritos, China.

A equipe de Santa Branca concorreu neste ano em outra categoria, na Programming Skills Champion (Habilidade de Programação), que exigia tarefas diferentes em relação ao ano anterior. O time também foi renovado, contando com 15 alunos que não participaram da competição no ano passado e apenas cinco da antiga equipe vencedora.

A equipe White Hurricane, que manteve o nome da edição passada, teve como tarefa construir um robô autônomo, ou seja, criar um programa computacional para que o robô executasse a tarefa exigida sem nenhuma participação ou intervenção humana. Mais uma vez a unidade concorreu com escolas técnicas e particulares de todo o Brasil e saiu vitoriosa.

"Já na edição anterior ficamos muito entusiasmados. Agora veio o bicampeonato. A equipe se empenhou e superou mais esse desafio. Os alunos merecem todo o reconhecimento. Práticas como essa são muitos importantes, pois permitem que os estudantes desenvolvam interesse pela ciência e pela tecnologia", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário