terça-feira, 4 de novembro de 2008

Servo-pneumática

As gravações do primeiro Prêmio Jovem Inovador chegaram ao fim. No final da semana passada fizemos nossa última viagem para gravar com o classificado na categoria graduação.

Fomos até Panambi, no planalto sul-riograndense. A cidade faz parte de um pólo metal-mecânico do pós-colheita. Explico: a região tem grande destaque na produção de grãos e muitas empresas se instalaram nos arredores para ficar mais perto dos produtores e das cooperativas.
 
Nosso finalista da quarta etapa é estudante de Engenharia Mecânica da Unijuí (campus Panambi). Diego Cadore pensou em uma solução para a armazenagem de grãos utilizando uma tecnologia chamada “servo-pneumática”.
 
É que hoje, os registros de descarga do tipo gaveta nos silos contam com abertura manual. Isso implica na necessidade de um operador em cada registro e mais: com riscos à segurança do trabalhador. A idéia do Diego (na foto com o professor orientador, Pedro Luiz Andrighetto) foi utilizar a servo-pneumática para controlar a abertura e fechamento dos registros de descarga à distância. A grosso modo, a pneumática é o uso do ar comprimido para várias atividades.


Esse princípio já é utilizado para alguns processos de automação em armazéns. Porém com a pneumática sozinha não é possível abrir parcialmente um registro, por exemplo. Só abrir totalmente ou fechar totalmente. E a servo-válvula, que o Diego utilizou, faz com que essa pressão seja controlada com precisão milimétrica. Essas aberturas parciais são importantes para não sobrecarregar (e queimar) o motor de correias transportadoras de grãos entre outros problemas.

Pode até parecer complicado, mas no programa que vai ao ar no dia 15 de novembro você vai entender bem como funciona. Aguarde!

A classificação de Diego no Prêmio Jovem Inovador rendeu notícias na região. Além da matéria publicada a partir de nota no site da Unijuí (clique para ler), Diego também deu entrevistas para as rádios locais. Sucesso!

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário