sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Estudantes capixabas são campeões latino-americanos em robótica

 

 

 

 

 

 

 

A equipe capixaba de robótica Ultrabots Ufes, conquistou o título de campeã latino-americana e campeã brasileira na categoria IEEE Standard Education. As disputas foram realizadas durante o Campeonato de Robótica realizado em Salvador (BA), no final de outubro. O evento reuniu aproximadamente 500 estudantes e professores de 10 categorias de competição de universidades de todo o Brasil e de países como Chile, México, Venezuela, Colômbia, Irã e Alemanha. No Espírito Santo, todo o trabalho de educação em robótica está sendo apoiado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

A equipe campeã é formada por quatro estudantes universitários e coordenada pelo Laboratório de Robótica Educacional do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na categoria IEEE Standard Education, o desafio é montar dois robôs autônomos usando apenas peças de kits educacionais aprovados para a competição. Os dois robôs devem agir de modo cooperativo para cumprir a tarefa que é mudada a cada ano.

Além da Ultrabots Ufes, mais seis equipes capixabas participaram da competição em seis categorias conquistando também as primeiras colocações. Dentre as equipes está a ERRI-U, que conquistou o título de vice-campeã latino-americana e campeã brasileira na categoria RoboCup Jr Resgate. Esta equipe, formada por alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares é resultado de um projeto do Laboratório de Robótica Educacional da Ufes que busca integrar a universidade e a educação básica. O objetivo desta categoria é apresentar aos alunos do ensino médio desafios ao mesmo tempo simples e interessantes. Na Junior Resgate os alunos devem construir e programar um robô capaz de seguir um trajeto marcado com uma linha e ao mesmo tempo desviar de obstáculos e encontrar feridos.

Já a equipe Mamute, composta por alunos do colégio Salesiano, conquistou o título de vice-campeã brasileira na II Olimpíada Brasileira de Robótica - Nível II (Ensino Médio). Além da Ultrabots Ufes, mais seis equipes capixabas participaram da competição em seis categorias conquistando também as primeiras colocações. Além da Ultrabots Ufes, mais seis equipes capixabas participaram da competição em seis categorias conquistando também as primeiras colocações.

Um dos destaques da competição foi o estudante Jarley Miranda, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clóvis Borges Miguel, que conquistou o 3º lugar na modalidade Duatlon da II OBR. Desta modalidade, participaram 22 competidores de todo o Brasil. O aluno foi capacitado no Laboratório de Robótica Educacional da Engenharia Mecânica.

A modalidade duatlon é composta de duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova teórica e a segunda de uma final prática. A prova teórica do duatlon é apenas para alunos do ensino médio e o que obteve a melhor nota no seu estado foi selecionado para a fase prática. A final prática será realizada junto com as Competições Latino Americana e Brasileira de Robótica e consistirá de um mini-curso de robótica básica, seguido de desafios práticos, onde os estudantes terão que construir e programar robôs com kits fornecidos pela organização para executar tarefas simples.

A modalidade duatlon é composta de duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova teórica e a segunda de uma final prática. A equipe Ufes Hard Soccer conquistou o 4° lugar na categoria IEEE Very-Small Soccer. O grupo é formado por estudantes do curso de Engenharia de Computação e é coordenado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes. Nessa categoria dois times de três robôs com altura de até 7,5x7,5x7,5cm disputam uma partida de futebol. Os robôs são controlados remotamente por um computador, mas sem intervenção humana. O computador processa a imagem de uma câmera de vídeo localizada sobre o campo e comanda os robôs.

Após o início da partida não é permitida qualquer intervenção humana, estando a cargo dos próprios agentes a decisão do que fazer em campo. A equipe PET Soccer 2D, composta por estudantes de Engenharia de Computação da Ufes, conquistou o 1° lugar na categoria RoboCup Soccer Simulation 2D. As equipes BlitzKrieg e Gargalos_FC, também formadas por alunos da Universidade, conquistaram a 4ª e 5ª colocação na categoria. Nessa simulação,. dois times formados por 11 agentes de software inteligentes e autônomos disputam uma partida de futebol em duas dimensões. Cada um dos agentes que representa um jogador recebe apenas informações limitadas sobre a situação do jogo e precisa decidir cada ação de modo a contribuir com a equipe como um todo. Após o início da partida não é permitida qualquer intervenção humana, estando a cargo dos próprios agentes a decisão do que fazer em campo.

Para a professora e coordenadora do Laboratório de Robótica Educacional do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes, Carmem Faria Santos, que acompanhou as equipes durante o campeonato, a iniciativa é de grande importância para fomentar o conhecimento científico tecnológico. "A participação destes estudantes capixabas possibilitou uma integração e troca de experiência com os de outras regiões. Para os estudantes de graduação é uma oportunidade de aplicar a teoria na prática e a construção dos aplicativos possibilita o conhecimento. Já o trabalho conjunto entre estudantes do ensino fundamental e médio com alunos de graduação da área tecnológica promove uma aproximação da Universidade com a comunidade", explicou.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário