terça-feira, 21 de outubro de 2008

Teclados são vulneráveis a ataque que usa antena para roubar dados

 
Por IDG News Service/Reino Unido
 
Londres - Pesquisadores reprovam 11 modelos de teclado com fio e USB que emitem radiação eletromagnética quando uma tecla é pressionada.

As informações digitadas pelos usuários podem ser roubadas de longe usando uma antena que detecta uma pequena radiação eletromagnética emitida quando uma tecla é pressionada, afirma pesquisa divulgada na segunda-feira (20/10).

A dupla de pesquisadores Martin Vuagnoux and Sylvain Pasini, do Security and Cryptography Laboratory, da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, testou 11 tipos de teclado produzidos entre 2001 e 2008.

Todos os modelos, com fio e conexão USB - além de teclados embutidos em laptops - se mostraram vulneráveis a um dos quatro métodos de invasão. Os ataques são afetivos a uma distância de até 20 metros.

Em dois vídeos, os pesquisadores mostram como os ataques são feitos - em resumo, uma frase digitada em um teclado aparece no monitor de quem rastreou os dados.



Vuagnoux e Pasini não divulgaram mais detalhes sobre a descoberta, mas prometem revelar novas informações em uma conferência, em breve.

Jeremy Kirk, editor do IDG News Service, de Londres


Compromising Electromagnetic Emanations of Keyboards Experiment 1/2 from Martin Vuagnoux on Vimeo


Compromising Electromagnetic Emanations of Keyboards Experiment 2/2 from Martin Vuagnoux on Vimeo.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário