quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Petrobras inaugura 1º Centro de Excelência em Automação Industrial em São Paulo


Convênio com a USP visa desenvolvimento em pesquisa com investimento de R$ 4 milhões.

Em convênio firmado entre a Petrobras e a USP – Universidade de São Paulo foi inaugurado no dia 21 de agosto (quinta-feira) o CETAI - Centro de Excelência em Tecnologia de Automação Industrial. O objetivo é favorecer atividades de pesquisa e desenvolvimento, além do ensino de tecnologias de automação industrial visando a produtividade, qualidade e segurança dos processos dentro das refinarias da Petrobras.

Com suas instalações localizadas na Poli – Escola Politécnica da USP em São Paulo, a Petrobras fornecerá ao CETAI toda infra-estrutura necessária para instalações físicas, incluindo as obras civis, equipamentos computacionais e de comunicação. Já a Poli é a responsável pela elaboração dos projetos de pesquisa e desenvolvimento individuais, além da coordenação de projetos multi-institucionais no âmbito acadêmico, por meio do seu Laboratório de Simulação e Controle de Processos (LSCP) do Departamento de Engenharia Química da EPUSP.

O público-alvo é formado por funcionários da Petrobras, alunos e professores da Poli que utilizarão o espaço para projetos de pesquisa e treinamento em sistemas de automação industrial de interesse da Petrobras. Suas instalações contam com computadores e outros equipamentos em que serão desenvolvidos softwares de última geração para controlar os processos necessários às atividades de produção das refinarias. Também serão realizados treinamentos avançados, que ocorrerão em diferentes módulos e poderão variar entre uma semana e seis meses.

Já estão programados alguns projetos de pesquisa e desenvolvimento patrocinados pelo programa PROREC (Programa de P&D em Otimização e Confiabilidade) do CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras – como: Controladores Preditivos Robustos, Avaliação de Controladores e Simulação de Processos de Refino, que contarão com a participação de professores da universidade e engenheiros da Petrobras.

Com a finalidade de otimizar investimentos relativos à pesquisa que valorizem o conhecimento científico brasileiro na área de petróleo e energia, foi criado pela Petrobras este modelo de parceria tecnológica, que funciona por meio de Redes Temáticas. Elas garantem o repasse de, pelo menos, 1% da receita bruta gerada em campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção. 50% deste valor é destinado às universidades e instituições de pesquisa nacionais, o que, no caso do CETAI, representa um investimento inicial na ordem de R$ 4 milhões por parte da Petrobras.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário