quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Estudantes de Minas e Brasília levam sete aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign


Competição de engenharia reunirá 77 aeronaves, entre 16 e 19 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

Estudantes de cinco instituições de ensino superior de Minas Gerais e duas do Distrito Federal estão com os aviões prontos para disputar a X Competição SAE BRASIL AeroDesign, programada para realizar-se de 16 a 19 de outubro, nas dependências do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A competição de engenharia reunirá 77 equipes - 67 brasileiras, oito venezuelanas e duas mexicanas - de 57 instituições de ensino superior. Durante a competição, as equipes, formadas por estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, irão submeter seus aviões rádio controlados a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento da SAE BRASIL, disponível no site www.saebrasil.org.br

Do Distrito Federal, estão inscritas duas equipes da Universidade de Brasília (UnB) e uma equipe da Universidade Paulista. De Minas Gerais, inscreveram-se estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de São João Del Rei e do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). As cinco instituições mineiras serão representadas por uma equipe cada.

Com 19 integrantes, de diferentes áreas da engenharias, a equipe Uirá, da Unifei, testa a aeronave desde agosto. Vice-campeã da competição em 2006 e terceira colocada na SAE Aerodesign East Competition, nos EUA, em 2007, a equipe está muito otimista. “Temos toda condição de conquistar uma vaga na competição internacional, porque nosso projeto é bem competitivo”, diz o capitão Cauê Meyer, do sexto período de Engenharia de Controle e Automação, que desenvolveu um monoplano, em madeira balsa, compensado aeronáutico e materiais compósitos, com 2,3 kg de peso.

Campeã na competição nacional em 2005 e na SAE Aerodesign East Competition em 2006, a equipe Uai Sô Fly, da UFMG, também está animada. “Projetamos diferentes configurações de trem de pouso, empenagem e usamos novos materiais na construção, com isso os testes indicaram que podemos ter bom resultado”, acredita Rafael Brasil, capitão da equipe, que conta com 19 integrantes, de diversos períodos do curso de Engenharia Mecânica.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos EUA, onde as equipes brasileiras são tricampeãs na Classe Regular e Classe Aberta.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign comemora este ano sua décima edição. Trata-se de um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Regulamento - Os aviões participantes da competição são classificados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. O regulamento é elaborado baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta os 10 anos da Competição SAE BRASIL AeroDesign em 2008. "É com orgulho que assistimos a este momento especial, pois é um projeto vencedor. Com 77 equipes inscritas, de Norte a Sul do Brasil, recorde de participação estrangeira e responsável por um brilhante histórico de equipes brasileiras na SAE East Competition, nos últimos anos, a competição constitui hoje um marco no ensino da engenharia do País. A Competição AeroDesign contribui fortemente para aumentar o conhecimento e o interesse de jovens universitários pelo ambiente aeronáutico", afirma o presidente da |A X Competição SAE BRASIL AeroDesign, comando-geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), de 16 a 19 de outubro de 2008.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário