sábado, 5 de julho de 2008

Há relação entre megapixels e megabytes em fotografia digital ?

PC World

 

 

Saiba por que uma foto em JPG gerada por uma câmera digital de 10 megapixels não tem 10 megabytes de tamanho.

 

Uma dúvida freqüente que afeta quem começa a lidar com imagens digitais é a relação entre a resolução oferecida pelas câmeras digitais, geralmente dada em megapixels (MP), e o tamanho do arquivo gerado, na maior parte das vezes no formato JPG e que pode facilmente ultrapassar a casa do megabyte (MB).

 

A confusão ocorre pelo fato de as duas unidades de medidas utilizarem os mesmo prefixo (mega), embora façam referência a coisas totalmente diferentes.

 

No caso das câmeras digitais, a resolução é medida em pixels, ou melhor, milhões de pixels. Uma câmera que em seu melhor modo de captura (Ótimo) oferece 10 megapixels captura uma imagem com resolução próxima a 3888 pixels por 2592 pixels. Ao multiplicar esses dois números, chegamos a algo em torno de 10 milhões de pixels, comumente arredondado para megapixels (MP).

 

Entretanto, a resolução em pixels não tem lá muito a ver com o tamanho real do arquivo gerado com a imagem digital capturada, em geral dado em megabytes (MB). O tamanho do arquivo depende de vários fatores, incluindo o tipo de compressão utilizada quando se salva a imagem. Em linhas gerais, uma foto tirada com qualidade máxima com uma câmera de 10MP de resolução gera um arquivo com cerca de 4MB de tamanho.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário