terça-feira, 1 de julho de 2008

FEI desenvolve robô para jogar futebol

Do site www.futebolinterior.com.br

 

 

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) deu mais um importante passo no desenvolvimento de tecnologias nas áreas de robótica e inteligência artificial. Os alunos projetaram versão mais sofisticada de robô, com tecnologia mais avançada, para disputar futebol. Em formato cilíndrico e com 15 centímetros de altura, o robô chuta, anda em todas as direções e até dribla.

 

O novo robô, desenvolvido por estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharias Elétrica e Mecânica, foi projetado para disputar competições na categoria Small Size. 

“Trabalhamos há um ano no projeto e ele poderá permitir a FEI, num futuro próximo, almejar a participação em evento internacional”, comemora o professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI, Flávio Tonidandel.

 

 

A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo, com equipes norte-americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades de ponta.

 

Para a nova versão, os alunos da FEI desenvolveram dispositivos de dribles e chutes (a versão anterior apenas empurrava a bolinha) e acoplou o sistema holonômico, que permite ao robô andar em todas as direções sem precisar virar. O robô possui cincos motores e quatro rodas, que garantem melhor estabilidade e aceleração mais uniforme em todas as direções. Além disso, conta com quatro baterias, sendo cada uma com 7,4 volts.

 

Cada time é formado por cinco jogadores, incluindo o goleiro. As partidas acontecem em um campo, com 5 m x 3,5 m, e os robôs são comandados por um programa, executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de três a quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que, via radiofreqüência, controla os robôs.

 

“Já está em fase de produção mais sete robôs com esta nova versão para formar um time completo, além dos jogadores reservas”, adianta o professor. Cada robô precisa ter uma etiqueta circular colorida na parte superior (azul ou amarela) para que ele possa ser identificado e diferenciado de outra equipe.

 

O time completo de robôs Small Size da FEI deverá estrear na Competição Brasileira de Robótica, que ocorrerá de 26 a 30 de outubro, em Salvador, Bahia. A equipe da FEI já é bicampeã na categoria Very Small Robot Soccer, que conta com robôs em formato de cubos (de até 7,5cm), ao vencer a Competição IEEE Brasileira de Robôs em 2004 e 2006.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário