sexta-feira, 27 de junho de 2008

Robôs Inteligentes são atração na Olimpíada do Conhecimento

 

 

Promovida a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada no Brasil, há mais de 20 anos. A Olimpíada congrega alunos do SENAI de várias ocupações profissionais e de todas as unidades da federação. Na Olimpíada do Conhecimento, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades; requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

A 5ª edição da Olimpíada do Conhecimento ocorrerá, de 11 de junho a 16 de agosto, consecutivamente em três estados:  Santa Catarina (Blumenau) – de 10 a 15 de junho; Rio Grande do Sul (Porto Alegre) – de 23 a 28 de julho; Paraná (Curitiba) – de 11 a 16 de agosto.

 

Para participarem da Olimpíada, milhares de alunos das escolas do SENAI em todo o país precisam vencer os desafios da etapa escolar. A seguir, os vencedores de cada ocupação disputam em nível estadual e os melhores são classificados para a etapa nacional. A disputa nacional é realizada a cada dois anos em estados diferentes para que o público em geral possa acompanhar de perto as inovações pedagógicas e tecnológicas proporcionadas pelo evento. No grupo de alunos formado pelos primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento, estão os representantes brasileiros que participarão, no ano seguinte, do Torneio Mundial de Formação Profissional que em 2009 será na cidade de Calgary, no Canadá.

 

Neste ano, uma das principais atrações do evento, está na área de robótica móvel inteligente, trata-se do futebol de robôs. O sistema chamado de Sci-soccer foi desenvolvido pela empresa Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico e está sendo fabricado e comercializado pela empresa Xbot (www.xbot.com.br). Ambas as empresas são filiadas à Fundação ParqTec de São Carlos (SP). A aplicação pedagógica do futebol de robôs tem como objetivo estimular alunos e professores para o aprimoramento do conteúdo técnico apresentado em sala de aula.

 

Durante uma partida de futebol de robôs existe um sistema de visão computacional global, situado sobre o campo, responsável por rastrear todos os jogadores e a bola, fornecendo para o sistema de estratégia as suas respectivas posições. Com a informação da posição dos jogadores e da bola, o sistema de estratégia vai determinar uma nova ação que será executada pelo robô. Para que a informação chegue ao jogador, há um protocolo de comunicação responsável por transmitir uma mensagem do computador para o robô.

 

Outra atração apresentada no evento é o Curumim. Trata-se de uma plataforma robótica móvel inteligente que possui um ambiente para programação para robôs com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional e aprendizado de conceitos técnicos, como por exemplo, nas áreas de lógica digital, controle, programação e robótica. Além disso, serve de plataforma para pesquisa e desenvolvimento nas áreas de computação e engenharia.

 

Em 2008 a Olimpíada do Conhecimento.

 

Participantes de todo o Brasil: o evento vai reunir mais de 550 estudantes de 47 áreas tecnológicas de escolas do Senai de todo o País. Somando as três fases, a delegação paulista será formada por 56 alunos que disputarão 44 diferentes modalidades, incluindo Robótica Móvel, que estréia como modalidade demonstrativa.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário