sexta-feira, 27 de junho de 2008

Robô artista português será apresentando em São Paulo

 

 

O robô pintor será exibido na 4ª edição da Bienal Internacional de Arte e TecnologiaO artista português Leonel Moura vai apresentar, durante um evento internacional em São Paulo, um robô que realiza obras de arte no estilo das pinturas gestuais.

 

A inspiração do RAP3 (Robotic Action Painter), que integra o acervo do Museu de História Natural de Nova Iorque, são as informações inseridas na sua memória e os dados recebidos do público.

 

Especialista na área de inteligência artificial e robótica, Leonel Moura criou o Robotarium, em 2007, o primeiro zoológico de robôs, localizado em Alverca, Portugal.

 

A quarta edição do evento apresentará ainda trabalhos de artistas da Áustria, Bélgica, Colômbia, Coréia, Estados Unidos, França, Inglaterra, México e Suécia.

 

- Reunimos trabalhos que mostram que mesmo no mundo dos softwares e dos componentes eletrônicos há a presença do inesperado - afirmou Marcos Cuzziol, um dos organizadores do evento.

 

- O eixo da mostra está no conceito de emergência, que no campo da arte tecnológica explora justamente o acaso onde deveria imperar o previsível - disse Guilherme Kujawski, que também faz parte da organização.

 

A mostra incluiu ainda robôs que lêem as expressões faciais dos visitantes e respondem com emissão de cores, carpas que se transformam em peixes-DJs, alterando com seus movimentos o som ambiente da exposição, entre outros.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário