terça-feira, 17 de junho de 2008

A Advanced Micro Devices fez uma prévia da sua última versão do chip de alta performance, o FireStream 9250, prometido para o final de 2008.

Chips de 1 teraflop !

Novo modelo da linha de chips FireStream da AMD atinge 1 teraflop

 

 

Por IDG News Service, Reino Unido

 

 

De acordo com a AMD, os chips da família FireStream oferecem muito mais desempenho para os cálculos matemáticos em comparação a outros processadores. O FireStream pode pegar uma única instrução e executá-la usando diversas fontes de dados em paralelo, garante a empresa.

 

O processador, que é chamado pela AMD como GP GPU (unidade de processamento geral para propósitos gerais), é capaz de realizar centenas de cálculos em paralelo a cada clock cycle (unidade de tempo do processador). De acordo com a companhia, outros chips conseguem apenas realizar alguns poucos cálculos em paralelo.

 

O 9250 vai estar disponível no final de setembro por 1,999 mil dólares. Em novembro último, a AMD lançou o FireStream 9170, o primeiro tem capacidade de 500 gigaflops de processamento computacional. Um gigaflop significa um bilhão de operações de pontos flutuantes por segundo. Já o 9250 atinge 1 teraflop, ou 1 trilhão de operações por segundo, defende a AMD.

 

A empresa acrescenta que os chips FireStream realizam cálculos com pontos flutuantes com “precisão dupla”, o que – de acordo com a AMD – auxilia em tarefas intensivas como análises financeiras e processamento de dados sísmicos.

 

O 9250 vêm com memória RAM de 1 GB em GDDR3 (Graphics Double Data Rate 3) na placa PCI, um tipo de memória que foi criada pela ATI, a fabricante de chips gráficos que foi comprada pela AMD em por 5,4 bilhões de dólares.

 

A AMD afirma que o 9250 vai ser encaixado em um único slot PCI, o que faz o chip compatível com a maioria das estações de trabalho, workstations e servidores. O consumo de energia é menos de 150 watts, o que significa uma performance por watt semelhante ao 9170, oito gigaflops por watt.

 

A AMD criou um kit de desenvolvimento de software, o AMD Stream SDK, para auxiliar os desenvolvedores de software a criar aplicações que utilizem toda a capacidade dos chips FireStream.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário