quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Praticas Mínimas de Gestão para o Setor Público


Rogério Dorneles Severo, PMP, CRK

Publicado no Linkedin em 3 de setembro de 2016

https://www.linkedin.com/pulse/praticas-m%C3%ADnimas-de-gest%C3%A3o-para-o-setor-p%C3%BAblico-severo-pmp-crk

Gerar um conjunto de práticas mínimas para serem recomendadas para o Setor Publico de forma que se apoie o esforço de planejamento já visto em diferentes esferas de governo, por muitos servidores dedicados, buscando garantir o desdobramento da estratégia de forma dequada para produzir os benefícios desejados para a sociedade é o que todos nós esperamos.

Avaliamos que é particularmente relevante no Plano Plurianual - PPA RS 2016-2019 página 15 do Governo do Estado Gaúcho que reforça que deve ter-se presente que “em um momento de crise, planejar é uma atividade essencial, pois permite que se tracem os melhores caminhos a serem trilhados.”

Por isso, discutir o tema Projetos, Programas e Portfolio no Setor Publico foi uma etapa importante desenvolvida no último evento PMDay, onde o PMIRS focou o gerenciamento no setor público. Mais de 200 profissionais  se reuniram para ouvir especialistas e viram em primeira mão esse estudo realizado por um grupo de voluntários gaúchos que são membros do Conselho Consultivo, que aponta para práticas mínimas que precisam estar presentes no setor público.

Esses pilares mínimos para a boa gestão de projetos, programas e portfólio são:

1) Um Escritório de Gerenciamento de Projetos Estratégico (EGPE);

2) A consolidação de uma estrutura de Governança;

3) O desenvolvimento e a consolidação de uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos Organizacional envolvendo todos os órgãos de governo e baseado nas práticas e padrões existentes;

4) E o desenvolvimento das Competências de gerenciamento de projetos em todas as áreas da administração, incluindo a formalização da função do GP (seja de Projetos, Programas ou Portfólio) para servidores nomeados por critérios técnicos.

O ex-Presidente e atual VP de Marketing e Relações Institucionais do PMIRS, Engenheiro Marco Antonio Kappel Ribeiro, foi o coordenador desse grupo de trabalho e fez a apresentação do trabalho que foi também entregue em formato de livreto à plateia do PMDay Setor Público, no dia 24.

Esse esforço na busca de maiores e melhores resultados na área pública está alinhada a Missão e Visão do Chapter do PMI® no Rio Grande do Sul.

O Guia de Práticas Mínimas de Gerenciamento de Projetos no Setor Público pode ser acessado no link http://bit.ly/setorpublico-pmirs

Nenhum comentário:

Postar um comentário