sexta-feira, 1 de julho de 2016

Estamos perdendo nossos craques !!!

Os Professores, Pesquisadores e Cientistas William Vianna e Cedric Salotto em "plena produção"
O Brasil é campeão mundial há anos. Só que num motivo bem pouco nobre: em perder nossos craques !!! Perder no futebol, todos já sabemos. Mas agora a coisa está pior ainda. Estamos perdendo nossos craques na ciência e na tecnologia.

Salários miseráveis e uma péssima estrutura: essa é a mistura "explosiva" que vem incinerando as possibilidades de sermos um país desenvolvido.

Na prática, ciência e tecnologia gera empregos pra muita gente. Nas cidades, na área rural. Quanto mais tecnologia, mais emprego. A relação é direta: quanto mais desenvolvido tecnologicamente, maior a quantidade de empregos e melhor a qualidade de vida de uma nação.

Perdemos para os Americanos a Neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel. Não dá pra gente medir o impacto negativo da ida dela para os EUA. Sim, ela continua a serviço da ciência, mas desenvolvendo quem já é muito desenvolvido. Ou seja, os EUA são 5 estrelas em pesquisa, ciência e tecnologia e ficará mais ainda, sempre agregando mais mentes brilhantes ao seu time de pesquisadores.

A neurocientista Brasileira Suzana Herculano-Houzel
Revista Época
Porque a cientista Suzana Herculano-Houzel decidiu dizer adeus ao Brasil. Sem verbas para fazer pesquisa no país, a neurocientista trabalhará nos Estados Unidos. Sua partida é sintoma do mau momento da ciência nacional
http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/05/porque-cientista-suzana-herculano-houzel-decidiu-dizer-adeus-ao-brasil.html

Folha de São Paulo
Engessamento me fez deixar o país, diz a neurocientista Suzana Herculano
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/05/1767938-engessamento-me-fez-deixar-o-pais-diz-a-neurocientista-suzana-herculano.shtml

Revista Piauí
Neurocientista Suzana Herculano-Houzel deixa o país
http://piaui.folha.uol.com.br/questoes-da-ciencia/neurocientista-suzana-herculano-houzel-deixa-o-pais/

Gizmodo
Suzana Herculano-Houzel deixa o Brasil e expõe problemas profundos da ciência no país
http://gizmodo.uol.com.br/suzana-herculano-houzel-deixa-o-brasil/

Da esquerda para direita: Leonardo, Moisés, Helga, Paulo, Larissa, Marcel, Leonam,
Gabriel e Beethoven em evento no IFF, no ano de 2009.
O Físico Brasileiro, Paulo Antonio de Souza Júnior já esteve em Campos dos Goytacazes num evento que realizamos. Pesquisador da NASA, chefia também o laboratório de pesquisas em Tecnologia da Informação, só que na Austrália.

São tantos casos que a gente passaria um tempão listando essa tragédia nacional.

Por isso, quando recebi a primeira foto lá em cima, que um grande amigo me mandou, fiquei pensando o quê escrever. Só me vem a cabeça esse desabafo. O Professor Cedric Salotto numa mesinha, tocando seus mega e complexos projetos aeroespaciais num notebook e orientando seus alunos pesquisadores. O Instituto Federal Fluminense ainda é um dos poucos lugares em que há uma boa estrutura e que se consegue fazer pesquisa e tecnologia.

O pesquisador cientista que sai não tem culpa, quer apenas exercer o direito de crescer profissionalmente de forma decente.

Quem fica é herói !!!

Parabéns Cedric, parabéns a todos os verdadeiros heróis que continuam pelas bandas de cá "como brasileiros que não desistem nunca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário