quarta-feira, 29 de junho de 2016

Livros, Bibliotecas e Livrarias


Eu peguei o gosto pela leitura com os meus pais. Eles por ano leem no mínimo uns 20 livros, fora revistas e outros tipos de publicações.

Quando criança, como a gente não tinha dinheiro pra xerox, algo que era considerado um serviço de luxo da década de 80, minha mãe me colocava pra "copiar" páginas e mais páginas de pesquisas que eu fazia para criar os trabalhos escolares. Com essa metodologia, aprendi a pesquisar, entender, memorizar, resumir e traduzir aquilo que compreendi. Sempre tirei notas muito boas, refinei meu português e ganhei alguns recursos na língua portuguesa.

Muito mais do que algum tipo de inteligência, a força do hábito é que me empurrou para bons resultados acadêmicos e na vida como um todo.

Assim, com esse bom hábito repetitivo, "aprendi a ler e a escrever".

Assistindo a reprise de um dos jogos da Eurocopa 2016, ouvi o narrador comentar que a sensação futebolística Islândia possui o maior número percentual, em relação a sua população, de bibliotecas no mundo !!! Depois ele emendou dizendo que igualmente, aquele pequeno país possui um dos mais altos índices de igualdade em desenvolvimento social do planeta.

Vocês vão me ouvir repetir o meu bordão : "arroz com feijão revolucionário". É quando eu quero resumir tudo dizendo que precisamos na maioria das vezes fazer o óbvio, o básico, que acabamos revolucionando tudo.

Eu gostaria de ver as cidades brasileiras com mais bibliotecas, de preferência PÚBLICAS e GRATUITAS. Se somos o "país do futebol" pela quantidade de quadras e campinhos, ainda que precários para praticarmos esse querido esporte, acho que também podemos dar um enorme salto de qualidade na nossa educação se colocarmos a disposição das pessoas, lugares ainda que simples, que abriguem uma razoável quantidade de livros...

É fazendo o básico que revolucionamos uma sociedade.

Por isso, hoje muito me orgulho quando minha filha Fernanda me pede para entrar numa biblioteca ou numa livraria e comprar um livro. Ainda que eu esteja sem dinheiro naquele momento, entramos, olhamos, e programamos a compra.

Bons hábitos se tornam boas práticas, que no ambiente correto fazem a diferença !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário