sexta-feira, 12 de abril de 2013

Gmail completa 9 anos; conheça a história do e-mail do Google



Serviço só foi criado graças à reclamação de uma internauta

Hoje um dos produtos mais populares do Google, o Gmail completa nove anos neste mês. Em 10 de abril de 2004, Larry Page e Sergey Brin anunciavam que a empresa passaria a oferecer um serviço de e-mail.

Não seria surpresa se o Google pensasse em criar o Gmail em algum momento, mas ele só surgiu naquela época graças às reclamações que uma internauta fez sobre os serviços de e-mail então presentes no mercado.

"Ela reclamava que gastava todo o tempo arquivando mensagens ou tentando encontrá-las", comentou Larry, então presidente de produtos do Google. "Quando ela não estava fazendo isso, ficava como louca deletando e-mails porque era obrigada a se manter abaixo do limite de 4 MB. Então ela perguntou: 'Vocês podem resolver isso?'"

Essa situação chamou a atenção de um engenheiro da empresa e ele resolveu botar a mão na massa, colocando o Gmail dentro do projeto "20% do tempo" - os funcionários precisavam gastar um dia da semana trabalhando em algo que lhes interessasse.

O Gmail nasceu com três novidades em relação aos concorrentes: integração com o Google, mais velocidade e 1 GB para armazenamento. De lá pra cá, o produto foi incrementado com filtros, ferramentas corporativas, entre outras coisas, e é comprovadamente um dos serviços de e-mail mais efetivos no combate a spam - graças ao feedback dos usuários, ele bloqueia 99% das mensagens indesejadas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário