terça-feira, 12 de março de 2013

O botijão de gás está de roupa nova: entra em cena o Lev

Informações - Revista PETROBRAS

O nome não poderia ser mais apropriado: o novo botijão, feito de polietileno de alta densidade, é cerca de 20% mais leve que o velho e conhecido botijão de aço. Subsidiária da Petrobras, uma das maiores distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país e líder no mercado de botijões, a Liquigás aposta na popularização do novo modelo, cujo uso é consagrado em países da Europa e da ásia, além dos Estados Unidos. O produto está desde fevereiro de 2012 em fase de testes de mercado em cerca de seis mil residências nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, em embalagens de cinco e nove quilos.

Os botijões de material reciclável são resultado de uma parceria da Liquigás com a Braskem, a maior petroquímica das Américas na produção de resinas termoplásticas, e a Amtrol-Alfa, empresa líder mundial na fabricação de botijões e responsável pela produção das primeiras amostras do Lev em Portugal. O diretor de GLP Envasado da Liquigás, Paolo Ditta, assinala que “o Lev se destina a todos os consumidores, principalmente os residenciais, com a vantagem de atender também a públicos específicos, como os proprietários de trailers e embarcações, para quem o peso, o material e a dimensão do vasilhame fazem diferença”.

O uso do material reciclável em sua composição torna o Lev mais prático e confortável para manuseio e transporte. Com alças ergonômicas, o novo botijão é revestido externamente com uma cobertura rígida de polietileno de alta densidade e tem internamente um invólucro de aço reforçado com fibra de vidro.

A modernidade é acompanhada de segurança: a configuração da sua embalagem foi certificada pela TÜV Rheinland, órgão de inspeção independente acreditado pelo Inmetro. Outra vantagem é que a válvula de acoplamento do Lev é semelhante à do tradicional botijão de 13 quilos, o que permite o uso dos reguladores já existentes no mercado.

O meio ambiente agradece a chegada do Lev ao Brasil. Segundo o diretor de Operações e Logística da Liquigás, Ricardo Mendes de Paula, os novos botijões, por serem mais leves, podem reduzir o consumo de diesel da frota de caminhões distribuidores, com diminuição significativa das emissões de dióxido de carbono (CO2) – um dos gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. A longevidade é mais uma vantagem ecológica do Lev. O material reciclável que o reveste é altamente resistente à ação do tempo. Além de durarem mais que os botijões de aço, que são sujeitos à corrosão, os botijões Lev dispensam a aplicação de tinta em sua superfície. Depois de recolhido das residências, a exemplo do que ocorre com o modelo de aço, o Lev é apenas lavado.

“Gastamos 2,4 milhões de litros de tinta por ano para pintar os botijões atuais de aço”, afirma Ricardo Mendes de Paula. A Liquigás importou cerca de seis mil unidades do Lev para os testes de mercado, com capacidade para armazenar 5 kg (oL-5) e 9 kg (o L-9) de GLP. Os resultados estão sendo consolidados e farão parte de um relatório sobre a viabilidade do projeto para comercialização do produto no Brasil. “Com o Lev, a Liquigás reforça mais uma vez seu pioneirismo e posicionamento de empresa inovadora, capaz de oferecer variedade de produtos, conveniência e qualidade aos seus consumidores finais”, destaca o presidente da Liquigás, Antonio Rubens Silva Silvino.

Botijão de Gás Lev Liquigás from Lesley Beethoven on Vimeo.

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