segunda-feira, 18 de março de 2013

Cientistas desenvolvem sistema que identifica câncer pela respiração

Na-Nose tem precisão de 95% no diagnóstico de células cancerígenos no pulmão 
 
Está chegando ao mercado uma ferramenta que pode ajudar a detecção precoce de câncer no pulmão. Desenvolvido por pesquisadores israelenses, o sistema Na-Nose (nano-nariz), analisa os gases expelidos pela respiração e identifica se o paciente tem ou não células cancerígenas em seu sistema respiratório.

Os cientistas por trás do projeto se mostram otimistas porque este sistema permite um diagnóstico precoce do câncer de pulmão. Isso porque exames mais caros, como uma tomografia, só são pedidos quando os pacientes reclamam de sintomas. Neste momento, normalmente já é tarde demais para tratar a doença. E biópsias de tumor são exames invasivos.

Segundo os pesquisadores, o Na-Nose vem passando por testes de 2007. Em numerosos testes internacionais, ele conseguiu diferenciar os mais diversos tipos e classificações de câncer com 95% de exatidão.

Para fazer o exame, os pacientes respiram em um tubo. O Na-Nose analisa os mais de mil gases presentes na respiração para identificar aqueles que podem indicar algum problema. Ele liga os gases a nanomateriais específicos. Esta técnica é conhecida como detecção volátil de compostos orgânicos.

O mecanismo foi inventado por Hossam Haick, professor do Technion-Israel Institute of Technology e está sendo produzido em parceria com o laboratório Alpha Szenszor, laboratório sediado nos Estados Unidos, como informa o ISRAEL21c: http://israel21c.org/health/the-nose-that-can-smell-cancer-goes-commercial/

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário